Menu
Brasília

Buscas por Lázaro chegam ao sexto dia

No domingo (13), o foragido roubou um carro e pulou na mata quando foi interceptado

Willian Matos

14/06/2021 8h08

Lázaro

Foto: Divulgação

As buscas por Lázaro Barbosa de Sousa, 33 anos, chegam ao sexto dia nesta segunda-feira (14). Lázaro é o autor de uma chacina no Incra 9 (Ceilândia) na última quarta (9), e está foragido desde então.

São mais de 200 policiais na busca por Lázaro, entre militares, civis, federais, rodoviários federais e policiamento com cães.

Cronologia

Na quarta (9), Lázaro invadiu a chácara de Cláudio Vidal de Oliveira, 48, e Cleonice Marques Andrade, 43. Eles moravam com os filhos Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15. A suspeita é que o homem tenha adentrado a residência da família para roubá-los. Cleonice teria percebido a invasão e tentado ligar para um familiar relatando o caso. Lázaro reagiu matando o marido e os filhos de Cleonice e fugiu com ela em cerca de 10 minutos.

No dia seguinte, Lázaro teria invadido outra chácara, a 3 km de distância do local da chacina. A proprietária, Sílvia Campos, 40, disse que ficou sob a mira do criminoso por mais de três horas. Ele obrigou Silvia e o caseiro Anderson a usarem maconha e depois fugiu levando dinheiro, celulares e uma jaqueta.

Na sexta (11), Lázaro roubou um Fiat Palio e fugiu rumo a Cocalzinho de Goiás-GO. Ao chegar na região, queimou o veículo. Neste dia, ele teria contado com a ajuda de um comparsa, mas não há detalhes desta informação por parte das autoridades.

No sábado (12), o corpo de Cleonice foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF) no Córrego da Coruja, localizado entre a BR-070 e a DF-180. Lázaro raptou Cleonice após invadir a casa dela e matar o marido e os dois filhos da mulher. Cleonice estava nua e com ferimentos na nádega esquerda quando foi encontrada. O irmão dela reconheceu o corpo. A 24ª Delegacia de Polícia (Setor O) registrou a ocorrência da localização do cadáver.

Ainda no sábado, Lázaro invadiu duas fazendas em Cocalzinho: primeiro, a de um soldado do 8? batalhão da Polícia Militar (PMDF). Lá, o foragido fez o caseiro refém e o obrigou a cozinhar para ele. Em mensagem de voz divulgada pelo jornal Diário de Ceilândia, o funcionário revela que Lázaro o obrigou a fazer comida para ele. “Comeu, bebeu cachaça, fez eu beber e fumar maconha à força, senão ele me matava”, conta a vítima.

Depois, Lázaro fugiu para a fazenda ao lado. Nesta nova propriedade, ele baleou três homens (dois estão internados em um hospital em Anápolis-GO. Havia ainda uma senhora e uma criança no local. Elas disseram que o criminoso pretendia atear fogo na residência, mas evitou por conta da criança. A Polícia Militar de Goiás (PMGO) foi ao local e tentou abordá-lo. Neste momento, Lázaro reagiu dando 15 tiros na direção dos policiais e fugindo para uma mata próxima. Ele tentou fazer outro caseiro de refém, mas este conseguiu fugir. Lázaro, então, ateou fogo na fazenda, mesmo tendo dito que não o faria.

No domingo (13), após cinco dias sendo procurado, três caseiros foram fechar uma porteira e se depararam com Lázaro por volta de 8h. Ele fugiu rumo a uma mata fechada. Já no período da tarde, o criminoso invadiu novamente uma chácara da região e roubou um carro, um GM Corsa de cor vermelha. Um chacareiro percebeu que o veículo havia sido roubado e que a chácara dele estava revirada e, por volta de 15h30, foi até um posto da polícia próximo à Cocalzinho de Goiás-GO e reportou os policiais.

As autoridades, então, avistaram o veículo por volta de 18h. Lázaro estava no carro e dirigia sentido Ceilândia. Antes de ser capturado, no entanto, o procurado conseguiu sair do automóvel e se entranhar na mata. É a última atualização que se tem do caso.

A Polícia Militar do DF (PMDF) informou que o criminoso está munido de um revólver calibre 32 e outras armas não identificadas. Ele também possui munições. “As tropas estão no local fazendo o cerco. A PMDF está com Patamo, Rotam, GTop e Polícia Ambiental. As polícias Rodoviária, Civil e Federal também estão no local prestando apoiando à Polícia de Goiás”, diz a corporação.

A PMDF afirmou também que as 17 fazendas da região estão ocupadas por forças policiais para garantir a segurança da população.

Desde 2018 à solta

Lázaro tem passagens pela polícia pelos crimes de homicídio, estupro, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Ele estava preso em Águas Lindas de Goiás-GO, mas fugiu do local e está à solta desde 2018.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado