Menu
Brasília

Ano eleitoral esvazia plenário da CLDF

Presidente da Casa garante que o período de campanhas não irá atrapalhar as votações dos projetos

Mayra Dias

23/06/2022 18h44

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Parada. É assim que se encontra a Câmara Legislativa do DF nos últimos dias. Com o período eleitoral se aproximando, poucas são as vezes que há deputados distritais no Plenário para apreciar os projetos de leis que aguardam para serem analisados e, desta forma, a maioria das sessões são encerradas por falta de quórum.

Para o distrital Chico Vigilante (PT), a situação é um absurdo. Nos últimos dias, o parlamentar se dirigiu para o plenário e expressou achar um absurdo tal situação. “Todo mundo sabe que parte importante do trabalho parlamentar é a participação nas sessões plenárias e a CLDF está cheia de pautas para votar, boa parte delas referentes a projetos encaminhados pelo Governo do DF”, afirmou. De acordo com ele, os deputados não descem pois se encontram nos gabinetes, em reuniões.

Como pondera Chico Vigilante, é irônico a maior parte dos projetos encaminhados à Casa pelo GDF quando são para melhorias para a população ou para o desenvolvimento do DF termina sendo aprovado pelos oposicionistas, diante de tantas faltas da base aliada do governo. “E que quando isso acontece, se dá por conta da responsabilidade que ele e o grupo que ele lidera, formado por deputados como Arlete Sampaio (PT), Leandro Grass (PV) e Fabio Felix (Psol) entre outros, têm com a população e com os eleitores”, argumentou o parlamentar

Compartilhando da mesma opinião do petista, Leandro Grass é enfático ao informar que assim como eles, todos os deputados da oposição, continuam presentes no plenário. “Todos os projetos que estão na pauta devem ser apreciados e votados, sejam eles do governo ou dos próprios deputados”, expõe.

Como salienta a também petista Arlete Sampaio, desde o início desta legislatura, o quórum é mantido pelos deputados da oposição em praticamente todas as sessões. “Há de se questionar aos parlamentares da base do governo os motivos que os levam a não comparecer para votar tantos projetos que são de interesse do povo do DF”, declara Arlete.

Segundo a parlamentar, na próxima semana, a Casa deverá votar projetos enviados pelo Executivo. Com isso, é provável que a sessão volte a ter quórum. “Além disso, a CLDF tem prazo para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) até o dia 30 de junho”, menciona a distrital.

A parlamentar lembra ainda que 2022 é ano eleitoral e, de agora em diante, aqueles que serão candidatos se preocuparão em buscar apoios, não em marcar presença em sessões da CLDF.

Presidente da Casa, o deputado Rafael Prudente (MDB) afirma que está ciente de seu compromisso e que irá cobrar o mesmo dos demais “para que no período de campanha eleitoral as votações na Câmara Legislativa não sejam prejudicadas”, diz. “Vamos priorizar as votações sempre nas terças-feiras e quartas-feiras e não vamos deixar nenhum projeto importante parado na casa”, acrescentou o titular. Desta forma, os distritais terão três dias de folga, às segundas, quintas e sextas feiras, além do final de semana, para se dedicar às campanhas.

Como esclarece Prudente, até o momento, nenhum projeto importante do executivo está pendente de votação. “Temos alguns projetos de autoria de deputados que estão na pauta e também serão votados até semana que vem, quando a Câmara Legislativa irá fechar o semestre legislativo”, finalizou o parlamentar, se referindo, principalmente, à LDO. A partir do dia 30 de junho, os deputados da Casa terão férias até agosto. E todos com tempo integral para a campanha.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado