Menu
Brasília

Alunos boicotam lanchonete na UnB após barata ser encontrada em pão de queijo

Arquivo Geral

01/11/2018 12h54

Foto: Arquivo Pessoal

Lígia Vieira
[email protected]

Os estudantes do campus da Universidade de Brasília no Gama (FGA) reclamam há algum tempo com a coordenação da instituição, porque só há uma única lanchonete no local. Além de reprovarem a qualidade dos produtos vendidos, também afirmam que os itens são comercializados com preços abusivos.

O engenheiro automotivo, recém-formado, Jorge Gomes, 25 anos, conta que esse embate entre a lanchonete Obelisco e os alunos é antiga.”Tem reclamação de comida e café ruim, além de ser bem caro. A mesma lanchonete tem uma unidade no IFB do Gama, que fica a 3, 4 Km da FGA e lá é mais barato”.

Recentemente, um estudante encontrou uma pequena barata num pão de queijo da lanchonete. Ele fez uma foto e publicou nas redes sociais. Então, os universitários se articularam para fazer um boicote. O objetivo é que ninguém compre alimento no local.

A lanchonete Obelisco, por sua vez, escreveu uma carta pedindo desculpas aos estudantes, mas o documento foi escrito com vários erros gramaticais. O texto foi corrigido no papel e os estudantes chegaram a dar nota 3 para a mensagem. Porém, a correção também tem erros.

Foto: Arquivo Pessoal

O professor de Língua Portuguesa Elias Santana recebeu dos alunos o documento acima e, apesar de entender que o Português pode ser utilizado de várias formas, a loja não conseguiu obter o que desejava por conta do mal uso da norma culta.

“Uma informação passada na norma culta traz credibilidade. Porém, por causa dos erros, a lanchonete se colocou em uma situação de vulnerabilidade e o embate com os clientes continua”, explica.

O educador ainda reflete sobre o comportamento dos alunos que também erraram na correção. “Quando vemos erros gramaticais, principalmente os mais escolarizados, também devemos refletir no nosso uso da língua e não só criticar ou julgar o outro”, emenda.

Sobre os erros

– O deslize mais comum na nota escrita pela lanchonete é o mal emprego  do “mais”. “Mais” com “i” tem sentido de soma e é bastante utilizado como advérbio de intensidade. Enquanto “mas” sem “i”, é uma conjunção que une ideias contrárias.

– Já os estudantes fizeram o mal uso da crase. O acento grave junto com o artigo “a”, não pode ser utilizado antes de palavras masculinas.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado