Menu
Brasília

Agentes prisionais impedem fuga em Valparaíso

Arquivo Geral

01/09/2018 10h13

Presos usariam cordas para tentar fugir do presídio/Foto: Divulgação/ Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Agentes prisionais que estavam de plantão na última sexta-feira (31/8), na unidade prisional de Valparaíso, evitaram uma fuga de presos do local. Eles aproveitaram que os detentos estavam no pátio para banho de sol e, ao realizarem uma revista estrutural, encontraram o buraco na parede da cela por onde sairiam os presos.

De acordo com o diretor da unidade, Eduardo Pegoraro, o setor de Inteligência da unidade já suspeitava que os presos planejavam fugir em breve da unidade. Então, segundo ele, as revistas estruturais foram reforçadas e os agentes conseguiram localizar um buraco já pronto e bem escondido.

Os agentes encontraram também diversas cordas artesanais escondidas do lado de fora das celas, que seriam utilizadas pelos detentos para escalarem o muro externo da unidade.

O buraco foi encontrada em uma cela da ala C, onde estavam onze presos. Os reparos foram realizados e foi determinada abertura de procedimentos administrativos para apuração dos fatos.

Fugas em presídios no Entorno

Quarta mais populosa do Brasil, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) tem 19 unidades prisionais, além do Complexo da Papuda. A reportagem realizada pelo Jornal de Brasília no mês passado mostrou que juntos, eles abrigam quase 20 mil detentos dos regimes provisório, semiaberto ou fechado – e não são raros casos de fugas. Somente neste ano acontecerem ao menos nove casos.

Segundo o DGAP, o Governo de Goiás trabalha em novas vagas com a construção de presídios. Além disso, está em andamento um concurso público para a contratação de 500 novos agentes penitenciários goianos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado