Menu
Brasília

Adax morre no Zoo de Brasília; é a terceira morte no local este ano

Arquivo Geral

30/03/2018 14h58

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Uma adax do Zoológico de Brasília morreu na manhã dessa quinta-feira (29), depois de sofrer uma uma luxação no membro posterior esquerdo. De acordo com o Zoo, o animal reagiu de forma agressiva durante um manejo e apresentou sinais de miopatia ao se prender em um dos portões da área de manobra.

O bovídeo foi isolado e uma equipe de veterinários foi acionada para o pronto atendimento. Segundo o Zoo, os profissionais trabalharam no caso durante 16 horas, e às 8h30 dessa quinta, o animal morreu. O laudo de necropsia está sendo concluído e irá compor o prontuário oficial do paciente.

“O Zoológico de Brasília mantém sob os seus cuidados mais de 1.000 animais de 203 espécies diferentes. O óbito sempre é recebido com muita tristeza por toda a equipe, no entanto, reafirmamos o nosso compromisso de termos uma equipe prontamente disponível de tratadores, médicos veterinários, biólogos e zootecnistas para o atendimento não só dos animais do plantel, como também, dos animais encaminhados pelos Órgãos Ambientais, vítimas do tráfico de animais, maus tratos e atropelamentos.”, destacou a fundação em nota.

Terceira morte

Esta é a terceira morte de animais no Zoo de Brasília este ano. Em 7 de janeiro, o elefante Babu, de 25 anos, foi encontrado morto depois de passar dias sendo observado por uma equipe de veterinários, zootecnistas tratadores. A suspeita é de que o animal tenha sido envenenado, já que exames detectaram a presença de chumbo, arsênio, mercúrio e cumarina em seu organismo

No último sábado (24), a girafa Yvelise morreu aos 7 anos de idade, depois de passar por uma cirurgia para tratar uma necrose no cólon. O material genético de Yvelise foi coletado para inclusão no banco de germoplasma do zoológico. A medida tem como função a preservação da informação genética do animal e pode servir futuramente para inseminação artificial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado