Menu
Brasília

65% das vítimas de feminicídio já sofriam violência doméstica

Desde o início do ano, 21 mulheres foram mortas simplesmente por serem mulheres, de acordo com a Segurança

Redação Jornal de Brasília

20/07/2023 15h40

Foto: Agência Brasil

Elisa Costa e Geovanna Bispo
[email protected]

Cerca de 65% das mulheres vítimas de feminicídio no Distrito Federal tinham alguém do círculo de convivência que sabia que elas já sofriam violência doméstica. “Somos um país machista e os números demonstram isso. 85% dos feminicídios são por ciúmes, sentimento de posse, não aceitação do término de uma relação é algo que demonstra um atraso. 15% são por misoginia.”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, nesta quinta-feira (20).

Desde o início do ano, 21 mulheres foram mortas simplesmente por serem mulheres, de acordo com a Segurança. Durante todo 2022, foram registrados 17 casos. Segundo o relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o DF tem o 22º maior número absoluto de feminicídios do país.

Ainda que todos os acusados tenham sido identificados e presos, Avelar deixa claro que isso não é o bastante. “Dos 21 casos, todos os casos o autor foi identificado e preso. Não existe impunidade, mas isso não é suficiente. Buscamos zero feminicídios”, continuou.

A governadora em exercício Celina Leão (PP) também comentou nesta tarde sobre o aumento de crimes contra as mulheres. “Se não dermos proteção às mulheres, ela sai da delegacia ainda com medo. Reforço que são medidas administrativas, é um instrumento de proteção. No DF, 70% das mulheres são estranguladas e 30% morrem por arma de fogo”, afirmou a mandatária.

Medidas

Com a alta nos números, o GDF tem se empenhado em elaborar medidas de combate e prevenção aos casos de feminicídio. Confira algumas ações recentes:

  • Por Todas Elas: tem como objetivo a proteção e o apoio às mulheres que tenham sofrido ou estejam em risco iminente de sofrer violência, assédio ou importunação sexual em ambientes de lazer e entretenimento;
  • Sua Denúncia Salva: tem o objetivo de incentivar terceiros a denunciar casos de violência doméstica;
  • RenovaDF: a Secretaria do Trabalho reserva vagas no RenovaDF para vítimas de violência doméstica;

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado