Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Largada do Ceub

Time que marcou época, em Brasília, começou história encaçapando desdafiante

Gustavo Mariani

08/08/2021 12h20

Foi em 21 de março de 1971, o primeiro jogo oficial do Ceub, em disputa organizada pela Federação Desportiva de Brasília-FDB , oficialmente, denominado Torneio Governador do Distrito Federal.

Tendo por adversário o Coenge, o time ceubense o venceu, por 2 x 1, na assa do adversário, no Gama, com os seus gols marcados por Hilário e Marcos, enquanto Mauro descontou para o anfitrião.

Taquechi Koressawa apitou a partida e expulsou de campo Divino e Augustin, dos locais, e o ceubense Amaro. Formou assim o Ceub; CEUB: Weldas; Sérgio, Lúcio, Afonso e Amaro; Landulfo (Jésus) e Paulinho; Darse (Marcos), Adilson, Carlinhos e Hilário. O Coenge, tendo por técnico Raimundinho, teve: Jota Gomes; Xixico, Elias, Mauro e Chiquinho; Renê, Divino e Pedro Léo (Palito), Augustin, Toinho e Santiago (Vasconcelos).

Uma semana depois – 27 de março de 1971 -, o Ceub levaria a sua primeira queda na sacola: 2 x 3 Jaguar, no já demolido Pelezão, com arbitragem de Oswaldo dos Santos, que tirou das partida os ceubenses Landulfo e Paulo Fialho, e os jaguarenses Carlos e Batista. À rede, para o Ceub, compareceram Dão (contra) e Adilson, enquanto Mabinho, Zinho e Batista derrubaram o time da Asa Norte, que teve: Ferrúcio; Sérgio, Lúcio, Gaúcho e Landulfo; Paulo Fialho e Darse; Márcio (Marcos), Adilson, Carlinhos e Hilário (Cezinha). O Jaguar, treinado por Eurípedes Bueno, alinhou: Silva; Dão, Cláudio Oliveira, Noel e Mabinho; Lúcio e Jorrâneo (Zinho); Batista, Carlos, Paulinho e Oliveira.

Em agosto, o Ceub iniciaria a disputa do seu primeiro Campeonato Candango. A tabela marcava a sua estreia no dia 28, diante do Jaguar, oportunidade para devolver a pancada levada daquele time, no 27 de março. Antes, porém, se preparando para a estreia, o Ceub chamou o goiano Mago, de Anápolis, para ajudá-lo a testar a sua rapaziada, no Pelezão.

Com apito entregue a Raphael de Carvalho, o Ceub mandou 4 x 2, com Paulinho I (2), Paulo César e Paulinho II batendo no filó,sob o comando de Gualter Portela Filho, que havia sido árbitro no futebol carioca e escalou: Ferrúcio; Afonso, Diógenes, Gaúcho (Sílvio) e Varela; Darse e Carlinhos (Paulinho II); Wilfrido (Paulinho I), Adilson (Cezinha), Paulinho (Marcos) e Paulo César. Pelo lado dos visitantes, Carlinhos fez os seus dois gols e o time foi:: Edmar; Luiz Silva, Belém, Ney e Azulão; Zizinho e Nivaldo; Nicolau (Valteci), Careca, Carlinhos e Teles.

Chegado o dia de estrear no Campeonato Candango, diante do ganhador do Torneio Governador, o Ceub contou com o pé acertado do seu primeiro contratado, Dinarte, que cobrou pênalti (marcado pelo árbitro Jorge Aloise), aos 32 minutos e lhe fez de vingador, com 1 x 0 Jaguar. Time escalado por Gualter Portela Filho: Luiz Henrique; Sérgio, Lúcio, Carlos Henrique e Varela; Darse e Gaúcho (Renato); Cezinha (Gustavo), Carlos Alberto, Wilfrido e Dinarte. O Jaguara, de Eurípedes Bueno, foi: Silva; Diogo, Cláudio, Dão e Canhoto; Felipe e Lúcio (Paulinho); Gildo, Batista, Ventura e Oliveira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado