Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Sessão pelo Dia das Mães vira troca de farpas

Bia Kicis, que presidia a sessão, deu um jeito de, ao encerrar, prestar outra homenagem, não às mães, mas às “presas políticas” que estão lá na Colmeia

Eduardo Brito

15/05/2023 20h17

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Serviu para troca de farpas entre a bancada brasiliense a sessão solene em homenagem ao Dia das Mães na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 15.

As farpas na verdade, vieram quase todas da ala mais conservadora. O plenário estava longe de lotado e a maioria dos deputados que participaram era do Distrito Federal. Bia Kicis, que presidia a sessão, deu um jeito de, ao encerrar, prestar outra homenagem, não às mães, mas às “presas políticas” que estão lá na Colmeia.

Disse que “até os assassinos e estupradores tiveram direito ao Saidão no Dia das Mães, mas não as mães que estão detidas devido à participação nos atos de 8 de janeiro.

“Não só elas, mas nenhum dos presos políticos pode sair”, lamentou ela. A senadora Damares Alves deu a entender que o governo passado tratava muito melhor os índios do que o atual. O menos agressivo dos discursos partiu da deputada petista Érika Kokay, que falou da coragem e do amor condicional das mães, “que nunca desistem de seus filhos”, embora defendesse que o governo Lula se inspirasse nelas para criar “uma política nacional de cuidados”, sem que se saiba exatamente o que vem a ser isso.

E o professor Paulo Fernando deu um jeito de encerrar sua fala dizendo que espera para o Brasil um governo aberto à vida, aberto à fecundidade e absolutamente sem aborto”.

Ele volta, mas não se sabe por quanto tempo

A sessão marcou também o retorno do deputado Paulo Fernando que, na semana passada reassumiu a cadeira de Júlio César Ribeiro, de volta à Secretaria do Esporte. Paulo Fernando comunicou rapidamente sua reaparição aos colegas, aproveitando para fazer uma referência a outro ex-deputado, o Doutor Enéas, que chamou de “o melhor presidente que o Brasil não teve”.

Enéas presidiu o Prona, partido em que o atual deputado militou. Júlio César está de volta ao governo, mas o Republicano, partido de ambos, sinalizou que ele poderá retornar sempre que estiver em pauta alguma questão mais delicada de interesse do partido.

Para isso pesa a facilidade de reassunção de um deputado titular: basta que ele entre no espaço da Câmara e estará de volta ao mandato.

Com as filhas

A ex-deputada e ex-ministra Flávia Arruda comemorou o Dia das Mães com uma imagem dela ao lado das duas filhas.

O pai delas, o ex-governador José Roberto Arruda, de seu lado, postou uma emocionada homenagem à sua mãe, Dona Liquita, que faria 97 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado