Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Maior índice de alfabetização

Os estados com maior concentração são Mato Grosso, com 6,2%, Goiás e Mato Grosso do Sul com 5,1%, e Distrito Federal com 2,7%

Eduardo Brito

14/11/2023 18h32

ASCOM/CLDF

O governador Ibaneis Rocha lembrou nesta terça-feira, 14, que o Distrito Federal tem a menor taxa de analfabetismo do País. É seguido por São Paulo e Rio de Janeiro. A região com maior índice de analfabetismo é o Nordeste.

Na região Centro-Oeste, 4,9% das pessoas estão incluídas no índice de analfabetismo. Os estados com maior concentração são Mato Grosso, com 6,2%, Goiás e Mato Grosso do Sul com 5,1%, e Distrito Federal com 2,7%. A lembrança de Ibaneis se deu porque 14 de novembro é o Dia Nacional de Alfabetização.

Na média nacional, a taxa de analfabetismo caiu de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022, isso corresponde a uma redução de 0,5 ponto porcentual dessa taxa no País, ou seja, cerca de 490 mil analfabetos a menos em três anos.

Para Ibaneis, a redução da taxa de analfabetismo do Distrito Federal se deve na maioria ao que chamou de “ações que temos feito para reforçar a nossa educação, como o Programa Superação, que atende6 mil estudantes entre 10 e 15 anos com dois ou mais anos de atraso escolar, como a oferta de vagas par jovens e adultos em escolas públicas próximas à casa ou ao trabalho deles e, enfim, como a formação especial de professores para atuar com o público de jovens e adultos.

Estilo de governo

A propósito, o governador Ibaneis Rocha definiu nesta terça-feira, 14, seu estilo de conduzir a segurança pública. Lembrou que não recebe autoridades como o diretor-geral da Polícia Civil ou o comandante da Polícia Militar sem o secretário de Segurança Pública presente.

“É exatamente para dar esse sentido de unidade, pois nós temos um comando na segurança, exercido pelo secretário, que tem toda a nossa confiança”, disse.

Explicou: “temos um comando nesta cidade, com um governador que gosta de mandar – e eu gosto mesmo de mandar – e gosta de cobrar, mas que dá todas as condições de trabalho aos secretários, permitindo que eles exerçam sua ação nas respectivas esferas, sem interferências, mas cobrando sempre os resultados”.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado