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Analice Nicolau
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MChecon e Grupo Projeto Figital se unem ao Projeto Luna em campanha para redução da pobreza menstrual no Brasil

Ação será lançada no próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher

Analice Nicolau

07/03/2023 9h00

A MChecon e o Grupo Projeto Figital vão comemorar o Dia Internacional da Mulher em 2023 de uma maneira totalmente diferente. As empresas vão apoiar o Projeto Luna, ONG de combate à pobreza menstrual, uma das maiores empresas cenográficas do país e a renomada agência de eventos corporativos voltam os olhares para o melhor presente que as mulheres podem ganhar: dignidade.
Assunto de saúde pública que ganhou voz ano passado, pobreza menstrual é a condição de inúmeras pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade econômica e social, sem acesso a banheiros, saneamento básico, educação e artigos menstruais. É um tema de extrema importância não somente para o público feminino, mas para toda sociedade.


Além da questão sanitária, é também uma das causas da evasão escolar, já que estatísticas comprovam que um em cada cinco jovens de 14 a 24 anos deixou de ir à escola por falta de absorvente. E foi entendendo esse cenário que a MChecon e o Grupo Projeto Figital decidiram fazer parte desta luta.
No próximo dia oito de março, junto com o Projeto Luna, as duas empresas lançam uma campanha de arrecadação de produtos de higiene (absorventes diurnos e noturnos, papel higiênico, calcinha, sabonete, escova e pasta de dente), com a possibilidade ainda de doação financeira direta no site do Projeto Luna.
Até o dia 24 de março, toda arrecadação estará centrada na sede da MChecon, no Alto de Pinheiros, que estará ainda a postos para deslocamento de equipes de retirada de grandes volumes, caso se faça necessário. O contato direto com a empresa nesse período, será pelo WhatsApp do SAC – 11 95784-3875.
Após esse período, todas as doações serão contabilizadas para a montagem dos kits. A expectativa é de chegar à marca mínima de 300 kits, que serão distribuídos por um grupo de voluntários nas comunidades de Barra de São Miguel em Guarulhos, por meio do Instituto Sonhar Alto, e no Jardim Colombo, com intermédio do Fazendinhando.


“Desde que criamos a ONG contamos com o apoio de diversas empresas privadas. Ter a iniciativa do setor é essencial para o nosso trabalho, que visa tirar uma causa tão alarmante da invisibilidade e ampliar o debate sobre o assunto. Ficamos muito felizes com essa parceria inédita com a MChecon, principalmente por ser a primeira ação dentro das comunidades”, revela Victória Dezembro, idealizadora do Projeto Luna.


Aliado à distribuição, será aplicado um questionário com as beneficiárias para entender a situação de pobreza menstrual desse público. Após a tabulação dos resultados, a ONG irá preparar um material educacional a ser disponibilizado para as comunidades. Já a equipe da MChecon estará durante todo o tempo captando imagens para a realização de um minidocumentário sobre toda a ação.

“Sabemos que esse é apenas um primeiro passo, mas queremos que a divulgação desse vídeo possa alcançar um grande número de pessoas em todo o país. Nosso maior objetivo é promover o Projeto Luna para que muitos outros parceiros possam se unir a essa causa”, explica Rafael Mattos, sócio da MChecon Cenografia.


Para Tatyane Luncah, CEO há 22 anos do Grupo Projeto Figital, integrante do grupo de empresárias Lide Mulher e líder do comitê de empreendedorismo do grupo Mulheres do Brasil, o Projeto reafirma com essa ação sua responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente por meio do compromisso com 6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Estou em muitas frentes ligadas ao tema encorajamento, empoderamento e empreendedorismo feminino, sempre em contato com uma rede muito forte de mulheres empresárias. Por isso, na hora que soube do projeto decidi entrar de cabeça, afinal, a iniciativa é incrível e mostra o quão importante é ter homens aliados”, finaliza Tatyane.

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