Menu
Brasília

Manifestação no aeroporto terá continuidade no fim da tarde desta segunda

Arquivo Geral

22/12/2014 10h30

*Com informações de Ludmila Rocha 

Na manhã desta segunda-feira (22), servidores da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da Central Única dos Trabalhadores (CUT), bloqueram a pista de acesso ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, para reivindicar reajuste salarial de 11%, aumento de 11% do auxílio refeição, além de kit maquiagem para as mulheres. Manifestantes prometem bloquear as vias que dão acesso ao aeroporto novamente às 17h caso nenhum acordo seja firmado.

O trânsito no local ficou bastante complicado. Por volta das 8h20, após uma pequena confusão entre os motoristas que tentavam passar pela via e os manifestantes, a Polícia Militar conseguiu liberar o trânsito. Os manifestantes seguiram então para o saguão do Aeroporto. 

Participaram do protesto militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e integrantes da Central Única dos Trabalhadores, além dos sindicatos dos Aeronautas e dos Aeroviários. 

Segundo o diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, André Luiz Carvalho, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) não reivindica nada na manifestação. “Nós e a CUT somos filiados. Eles mobilizaram mais pessoas para nos ajudar com o movimento”, informou. 

Diversos passageiros que aguardavam o check-in no saguão ficaram irritados com o barulho e um bate-boca começou. No entanto, logo os servidores foram para a área de embarque do Aeroporto. As 11h, os manifestantes seguiram para a via de acesso ao Plano Piloto. O trânsito na região está muito complicado. 

Segundo a Inframérica, empresa responsável pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, devido as manifestações, dos 94 voos previstos para esta manhã, 12 atrasaram na partida e nenhum voo precisou ser cancelado. Eles ainda alegaram estar prestando todo o apoio aos passageiros e companhia aéreas. Foram disponibilizados ônibus para buscar os passageiros que ficaram presos no bloqueio do balão do aeroporto no início do dia. 

A Agência Nacional de Aviação Civil informou que os aeroviários estão proibidos de fazer manifestações que atrapalhem a movimentação do aeroporto. E informa aos passageiros a importância de fazer o check-in com antecedência e chegar mais cedo para evitar possíveis transtornos.

Manifestantes reivindicam na área de embarque dos passageiros

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado