Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Encontro de gigantes no TSE

Barroso e o novo vice-presidente Edson Fachin (também do STF), receberão as boas vindas do ministro Luiz Felipe Salomão, do STJ, em nome da Corte

Redação Jornal de Brasília

22/05/2020 6h41

Foto: Agência Brasil

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

É grande a expectativa de autoridades diversas com a posse do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, como presidente do TSE na próxima segunda-feira (25). Espera-se no evento, que será virtual, vários recados a serem passados pelos magistrados.

Mesa virtual – Barroso e o novo vice-presidente Edson Fachin (também do STF), receberão as boas vindas do ministro Luiz Felipe Salomão, do STJ, em nome da Corte. Comporão a mesa virtual Jair Bolsonaro, Augusto Aras, Felipe Santa Cruz, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

Pelo isolamento

Grupo formado por cidadãos brasilienses elaborou petição pública ao GDF com mais de 7 mil subscrições e um clipe poético com a participação de mais de 20 artistas pedindo a manutenção das regras de isolamento social no Distrito Federal.

Ecléticos – Assinam o manifesto nomes como o ex-reitor da UnB José Geraldo de Souza; o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro; o ator Murilo Grossi; a médica Ana Costa; a jornalista Lúcia Leão; e as professoras Márcia Marques e Izabela Brochado.

Plano de saúde

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas-DF) lançará nos próximos dias um questionário via internet para conhecer em detalhes o perfil dos interessados na adesão ao plano GDF Saúde. É a primeira pesquisa do tipo da entidade.

Perfil de usuários – Segundo o instituto, os dados servirão para compreender melhor o perfil dos trabalhadores e seus dependentes. Para o presidente do Inas-DF, Ricardo Peres, a pesquisa “determinará o nível de informação que os servidores têm sobre o plano”.

Carga horária

O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos/foto) conclamou esta semana deputados federais do Distrito Federal a se engajarem pela aprovação, no Congresso, de proposta que estabelece carga horária de 30 horas semanais para profissionais de enfermagem.

Dificuldades – Vianna desaprovou a condução, pelo Ministério da Saúde, da crise provocada pelo coronavírus e disse que o país vive “um verdadeiro salve-se quem puder”. “O comando geral está perdido e, por isso, os governos locais estão tendo dificuldades”, reclamou.

Equipamentos adequados

Outro preocupado com o avanço da pandemia, o deputado Fábio Felix (PSOL) apelou ao governo para que forneça equipamentos aos profissionais de assistência social, para garantir o pleno funcionamento das unidades de atendimento à população.

Sem contrapartida – “Sempre houve cobranças, mas não há contrapartida. Temos, no setor, uma péssima herança de falta de investimentos e políticas públicas. E, nesse momento,
é imprescindível discutir a segurança dos trabalhadores”, destacou Felix.

Olho na Cultura

A situação dos trabalhadores da Cultura está no radar do deputado Chico Vigilante (PT), para quem o GDF precisa ficar atento. “Muitos técnicos estão passando dificuldades e há artistas que não tem mais o que comer”, disse o distrital.

Descaso – Na avaliação de Vigilante, o setor cultural está abandonado no país. “A saída da titular da Secretaria Nacional de Cultura (Regina Duarte) é mais uma prova do descaso do governo federal com a pasta. Autoridades do DF precisam ficar atentas”, argumentou.

No MDB

O MDB no Distrito Federal conta com mais um integrante de peso.  O Administrador Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, Goudim Carneiro, assinou quarta-feira  (20) filiação à sigla. Ele é morador da área há 26 anos e tido como líder comunitário atuante.

Soldado – No ato de filiação, no gabinete do deputado Rafael Prudente (MDB), na CLDF, ele disse que pretende agir como um “soldado” para o partido, com vistas ao crescimento do MDB no DF e da conscientização das pessoas sobre a importância da política.

Educação profissional

A deputada Jaqueline Silva (PTB) destacou a republicação, pelo GDF, de licitação para a construção da escola de educação profissional e tecnológica de Santa Maria, considerada luta antiga da comunidade. “Estou muito feliz com esta conquista”, disse.

Formação – A distrital acompanhou a liberação do processo pelo Tribunal de Contas e disse que continuará fiscalizando até que a obra seja entregue à comunidade. “É uma vitória nossa que vai refletir na formação e preparação  para o mercado de  trabalho”, afirmou.

Doações de sangue

O deputado Roosevelt Vilela (PSB) comemorou a sanção da Lei 6.581/2020 de sua autoria, que garante a veiculação de vídeos ou áudios educativos durante a realização de shows e eventos culturais com um público superior a 1.500 pessoas no DF.

Salvar vidas – Segundo ele, o objetivo é conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea. “Todos nós precisamos atentar o nosso olhar para esse gesto de solidariedade. Essas doações podem salvar vidas”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado