Menu
Brasília

Aprovada a redução de ICMS para produtos de combate ao coronavírus no DF

Medida diminuiu o imposto de sobre álcool gel e os insumos para prepará-lo; luvas e máscaras médicas; álcool 70% e hipoclorito de sódio 5%.

Marcus Eduardo Pereira

17/03/2020 18h32

MIAMI, FL – MARCH 17: A voter uses hand sanitizer after voting during the Florida presidential primary as the coronavirus pandemic continues on March 17, 2020 in Miami, Florida. People are heading to the polls to vote for their Republican and Democratic choice in their parties respective primaries during the COVID-19 outbreak. Joe Raedle/Getty Images/AFP

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou na tarde desta segunda-feira (16), a diminuição das alíquotas do ICMS para produtos essenciais contra a epidemia de Coronavírus. A medida diminuiu o imposto de 18% para 7% sobre álcool gel e os insumos para prepará-lo; luvas e máscaras médicas; álcool 70% e hipoclorito de sódio 5%. Os produtos deverão ter uma redução de seu preço para os consumidores do DF.

A nova alíquota terá validade durante todo o período de combate a pandemia do Covid-19, determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto de lei nº 1.019/2020 teve 18 votos favoráveis durante a sessão extraordinária da Casa. Os distritais votaram em primeiro, segundo turno e redação final, e agora, a matéria será encaminhada à sanção do governador Ibaneis Rocha para virar lei.

Outras proposições que deverão acompanhar o PL – alteração que se faz necessária na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata desses produtos – serão analisadas pelo plenário da CLDF ainda na sessão ordinária desta terça-feira (17).

Consumidor

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Chico Vigilante (PT), sugeriu ao GDF operações das delegacias de defesa do consumidor e do Procon para levantar os preços dos produtos que foram beneficiados com a redução de ICMS junto às farmácias e distribuidoras de medicamentos a fim de evitar possíveis abusos e garantir que o desconto chegue realmente ao consumidor.

Ao endossar a fala de Vigilante, o deputado Fernando Fernandes (PROS) acrescentou que não apenas as especializadas, mas também a direção da Polícia Civil pode determinar as demais delegacias para auxiliar na fiscalização. Fernandes e o deputado Iolando (PSC) solicitaram canais abertos tanto no GDF quanto na CLDF para que a população possa denunciar possíveis casos de abusos.

Próximas reuniões

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), anunciou que amanhã (17) às 14 horas, haverá reunião com o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres, na Presidência da Casa. Já na quarta-feira (18), a reunião será com a equipe da Inframerica, administradora do aeroporto de Brasília, também na Presidência da Casa, às 14h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado