Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

A boa nova que o BioTIC traz

Arquivo Geral

21/06/2018 7h00

Atualizada 20/06/2018 22h05

A capital ganha hoje o Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC, uma das mais aguardadas iniciativas para dinamizar a economia local, há algum tempo lutando para sair da estagnação que assola o Brasil. Para chegar ao momento de hoje, foi preciso um trabalho incessante de algumas entidades e seus líderes, especialmente Rodrigo Sá, à frente do Sebrae-DF, e Jamil Bittar, comandante da Fibra, que capitanearam até uma delegação de empresários em busca de experstise e investimentos, nos Estados Unidos.

Começo a todo vapor
Rodrigo Sá comemora ainda mais uma vitória: junto com o BioTIC, será inaugurado do Sebraelab, espaço dedicado à inovação e à cultura das startups, que vêm mudando a cena empresarial em todo o mundo. Mais que uma aposta no novo empreendedorismo, será um espaço vital para a criação d euma nova forma de empreender no DF.

Vigilante quer barrar aumento da luz
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) levantou armas contra o novo reajuste da CEB. “É quinto aumento no governo Rollemberg (PSB). A conta de luz cresceu 80%”, questionou. Uma mordida maior do que o aumento a inflação, calculada pelo INPC, que no mesmo período avançou apenas 22%. Por isso, o parlamentar protocolou na Câmara Legislativa um projeto de decreto legislativo para barrar a nova recomposição da fatura de energia.

PCdoB em modo de espera
“Ainda temos uns 40 dias para conversar e chegar a uma definição”, comenta o presidente regional do PCdoB, Augusto Madeira, sobre o cenário de indefinição no tabuleiro pré-eleitoral. Por enquanto, o partido continua alimentando a construção de núcleo com Rede, PPL, e PDT.

Ação direta de inconstitucionalidade em cima do Estatuto da Família
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai analisar um pedido de declaração de inconstitucionalidade da lei aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que institui o Estatuto da Família no DF. O pedido foi feito na tarde de ontem, pelo deputado distrital Ricardo Vale (PT), durante reunião com o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa. O ofício entregue ao procurador-geral diz que a lei ofende a Lei Orgânica do DF quanto à iniciativa sobre organização administrativa e fere o princípio constitucional da igualdade e não discriminação. O Estatuto da Família é de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (PRB) e define família como uma instituição formada, exclusivamente, por meio do casamento ou da união estável entre homem e mulher, apenas.

Votação à sorrelfa
O petista Ricardo Vale acusa o processo de votação do PL “pouco transparente”. Isso porque a análise do veto do governador ao projeto foi feita pelos deputados distritais em formato bloco, sem discriminação do assunto, chamada pelo petista de “dissimulada”, “silenciosa”.

Exclusão social
O PL do deputado Rodrigo Delmasso, defensor ferrenho da família que chama de “tradicional”, exclui casais da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas intersexuais (LGBTI) de terem, por exemplo, “condições mínimas de sobrevivência”, com políticas de segurança alimentar, acesso à educação e à cultura e combate à violência doméstica. O texto do parlamentar diz que só terá assegurado atenção “integral à saúde dos membros da entidade familiar”, pelo SUS e pelo programa Saúde da Família, casais/famílias, constituídas por homem e mulher.

Decisão anterior
O texto, aprovado pelos distritais em 30 de junho, foi considerado inconstitucional diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2011, que reconheceu como entidade familiar a união estável entre casais do mesmo sexo.

Oxford recebe pré-candidata para falar de Brasília
A assessora especial do gabinete da Governadoria do Distrito Federal e pré-candidata ao Senado pelo PSB, Leany Lemos, está em Oxford, na Inglaterra, para os 10 anos do programa de pós-doutorado Oxford-Princeton Global Leaders Fellowship. Leany fez parte da segunda turma do programa e volta agora à cidade para falar sobre Brasília e a implementação de políticas em ambiente de restrição fiscal e baixa institucionalidade

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado