Menu
Brasília

Águas Claras: novidades no trânsito para desatar nó

Arquivo Geral

18/04/2018 7h00

Foto: Breno Esaki

Rafaella Panceri
[email protected]

Novidades no trânsito de Águas Claras estão em implementação pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF). Dois semáforos foram instalados na rotatória do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro). A saída da Avenida Castanheiras e o balão do DF Plaza também receberam um equipamento semafórico cada. Segundo o Detran-DF, o objetivo é que todos sejam interligados, “para trabalhar em conjunto com o semáforo do cruzamento localizado em frente a Vicente Pires, na marginal da EPTG”, informou o órgão, em nota oficial.

Motoristas que utilizam o balão da Unieuro veem indicações de alerta em um letreiro luminoso. “Atenção: ruas 36 e 37 com sentido modificado”, diz a placa. Ambas vias fluem, atualmente, em sentido duplo — no trecho entre as avenidas Araucárias e Castanheiras . Apenas o ponto de acesso às quadras 106 e 107 Norte não teve nem terá sentidos alterados.

Na noite de ontem, não havia agentes de trânsito auxiliando os motoristas, como observado durante esta semana. Condutores e pedestres creem que as mudanças melhoraram o fluxo de veículos em horários de pico, mas ainda não se acostumaram com as alterações. Como verificado pelo JBr., alguns cruzamentos reúnem carros em direções opostas, vindo de três vias distintas — situação propícia para a ocorrência de acidentes.
Sem visibilidade

Edson Roque Ferreira, 30, é gerente de um restaurante localizado entre a Rua 36 Sul e a Avenida Jequitibá, que recebem carros vindos da rotatória da Unieuro. Ele conta ter presenciado um acidente. “Os motoristas não têm visibilidade e os motoqueiros vão com tudo. Um dia, um foi arremessado e parou na minha calçada”, lembra. O cruzamento se formou após a modificação do sentido da Rua 36 Sul. Agora, ela flui em mão dupla e cruza com a Jequitibá, também em sentido duplo. “Todo dia é uma confusão generalizada”, relata.

Foto: Breno Esaki

Ele destaca como positiva a instalação de semáforos no balão Unieuro. “Ajudou bastante. Agora conseguimos retornar e entrar nas ruas de Águas Claras sem precisar dirigir até mais adiante”, explica. “Os trajetos ficaram muito mais rápidos”, conta.

O agente patrimonial Fábio Souza, 21, enxerga a mudança sob a ótica dos pedestres. Segundo ele, os semáforos do balão da Unieuro trouxeram alterações positivas. “Antes, era muito mais difícil atravessar a rua. Agora, tem até faixa de pedestres”, aponta. As calçadas próximas à rotatória, no entanto, necessitam de pavimento. “Quando chove, é pura lama. Colocaram semáforo e se esqueceram das calçadas”, aponta Fábio Souza.

SERVIÇO

Mudanças programadas
O trânsito de Águas Claras sofrerá outras alterações em breve. De acordo com o Detran-DF, o binário nas ruas Pitangueiras e Alecrim será construído ainda neste ano. Ele deve possibilitar a inversão dos sentidos das vias e o melhor aproveitamento dos viadutos já existentes nos locais, conforme o órgão. Outra mudança prevista é a abertura das Avenidas Boulevares, atualmente fechadas. O Detran-DF, no entanto, afirma que não há previsão de data para a realização das obras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado