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Brasília

Susto! Aviões quase colidem durante decolagem simultânea em Brasília

Arquivo Geral

24/02/2016 9h40

Um avião da Força Aérea Brasileira e outro operado por um piloto do Departamento de Polícia Federal quase se chocaram durante uma decolagem simultânea, às 7h30 dessa terça (23), no Aeroporto de Brasília.

A arenova da Polícia Federal seguia para São Paulo, onde iria transportar o marqueteiro do PT João Santana ao Paraná para prestar depoimento. Ele é investigado na 23ª fase da Operação Lava Jato.

Entenda o caso

A aeronave de matrícula PR-BSI faria uma curva para a direita logo após decolar rumo a Guarulhos, em São Paulo, onde João Santana embarcaria, um dia depois de ter a prisão decretada por suspeitas de receber US$ 7,5 milhões em conta secreta no exterior.

No momento da decolagem, no entanto, o piloto desobedeceu o acordo e invadiu a área do avião militar. O controlador de voo percebeu a falha e orientou o piloto da FAB a alterar a rota.

Investigações iniciais

Em nota ao Jornal de Brasília, a Força Aérea Brasileira afirmou que investigações iniciais apontam a possibilidade de infração de tráfego aéreo pela aeronave PR-BSI que decolava da pista da direita. Segundo a Aeronáutica, ela deveria manter a reta de decolagem e fazer curva à direita após atingir cerca de 200 metros de altura, mas curvou à esquerda.

Já o procedimento do FAB 2582, que voava com destino a Vitória (ES), sem passageiros, era manter a reta de decolagem até cerca de 35 quilômetros do Aeroporto. “Durante toda a ocorrência, os pilotos da FAB mantiveram contato visual com a outra aeronave e o controle de tráfego aéreo tomou as ações necessárias para corrigir o procedimento e permitir que os voos seguissem normalmente para seus destinos”, afirmou a Força Aérea. 

A distância entre as aeronaves e as demais circunstâncias presentes estão sendo apuradas. Caso se confirmem indícios de desobediência às normas aeronáuticas, o processo será encaminhado à Junta de Julgamento da Aeronáutica, que poderá aplicar sanções administrativas.

Confira o diálogo entre piloto e controlador divulgado no G1DF

Controlador: Força Aérea 85.282, tráfego posição de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave… Interrompa a subida agora.

Controlador: Força Aérea 2582 controle Brasília, interrompa a subida agora. Tráfego posição agora de uma hora, mesma altitude, senhor.

Piloto da FAB: Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.

Controlador: O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo-Serra e Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.

Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 proa sul. 

A Aeronáutica afirma que, “desde novembro de 2015, o Aeroporto de Brasília opera com decolagem simultânea, tendo em vista que as pistas são paralelas”. Segundo o órgão, “a instrução do perfil de decolagem, que foi confirmada pelo piloto da aeronave PR-BSI, previa curva imediata à direita após a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem)”. 

Ainda de acordo com o texto divulgado, o perfil executado pelo piloto, no entanto, “contrariou a instrução recebida e a aeronave teve um deslocamento à esquerda, interferindo na decolagem da aeronave FAB 2582, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem”, finaliza.

O Jornal de Brasília entrou em contato com a Polícia Federal mas até a publicação desta nota não obteve retorno. 

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