Menu
Futebol

Djokovic e Federer vencem na estreia em Wimbledon

Arquivo Geral

27/06/2016 20h13

REUTERS/Paul Childs

Melhor jogador do mundo nos últimos anos e grande adversário a ser batido, o sérvio Novak Djokovic estreou em Wimbledon em busca de mais um título na temporada com vitória sobre o tenista da casa James Ward (177). Com parciais de 6/0, 7/6 (3) e 6/4, Djoko despachou seu adversário em pouco mais de duas horas.

Avassalador, o sérvio entrou em quadra motivado pela conquista de Roland Garros e em busca do terceiro título de Grand Slam no ano. Logo no primeiro serviço, Djoko teve três aces e um saque não devolvido pelo rival. No primeiro set, 6/0 e pneu sem dó em favor do número um da ATP em menos de meia hora.

Jogando em seu país e com muito apoio da torcida britânica, Ward endureceu o segundo set e entrou na partida. Com uma quebra devolvida no quinto game – comemorada pelo público como um título – o tenista levou a partida para o tiebreak e perdeu por 7/3 em parcial de quase uma hora.

Na parcial decisiva, Djokovic conseguiu uma quebra logo no segundo saque de Ward e sacou com tranquilidade para fechar a vitória com um belo ace. O britânico, contudo, jogou bem e saiu de quadra muito aplaudido por sua torcida e pelo número um do mundo.

Após a partida, o sérvio se mostrou satisfeito com sua atuação e motivado em defender seu título em Wimbledon. Djoko ainda elogiou o tenista britânico, que apresentou “um jogo muito sólido e um saque bem difícil de quebrar”.

Na próxima fase, Djokovic enfrentará o francês Adrian Mannarino (55), que derrotou o tenista britânico Kyle Edmund (68) em três sets corridos, parciais de 6/2, 7/5 e 6/4 em pouco mais de duas horas de partida.

Suíço tem jogo mais equilibrado

Maior vencedor de torneios de Wmbledon com sete títulos, ao lado do americano Pete Sampras, Roger Federer, atual 3 do mundo, estreou com vitória no Grand Slam inglês. O suíço não teve vida fácil, mas derrotou o argentino Guido Pella (52º) por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (5), 7/6 (3) e 6/3, após pouco mais de duas horas de jogo.

Após chegar às semifinais em Stuttgart e Halle, ambos disputados na grama, Federer estreou em seu torneio favorito. Para quem esperava um jogo fácil do Maestro, enganou-se. Embora tenha vencido em sets diretos, o suíço enfrentou um duelo equilibrado.

No primeiro set, Roger foi seguro em seu saque e não deu chances de quebra para o argentino. Pella, por sua vez, precisou salvar dois break points antes da parcial se encaminhar ao tie-break. Após abrir 5/1, o suíço viu o adversário encostar no placar e liderar por apenas um ponto, 6/5, antes de fechar o set.

Na segunda parcial, a história se repetiu. Federer não foi ameaçado em seu saque e teve seis chances de quebrar o serviço do adversário, todas desperdiçadas. Mais uma vez no tie-break, o Maestro levou a melhor e abriu 2 x 0.

No set decisivo, finalmente o break veio. No oitavo game, Roger pontuou no serviço do rival e abriu a vantagem necessária para assegurar a vitória em sua estreia na grama sagrada de Wimbledon.

Maior vencedor do torneio, Federer venceu em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2012, e segue vivo na luta pelo octacampeonato. Na próxima fase, enfrenta o britânico Marcus Willis (706º), que furou o qualificatório e derrotou o lituano Ricardas Berankis (54º).

Kohlschreiber cai, mas outros favoritos confirmam classificação

Também no primeiro dia de competições em Wimbledon, o alemão Philipp Kohlschreiber (22) perdeu para o francês Pierre-Hugues Herbert (81) por 3 x 1 (7/5, 6/3, 3/6 e 6/3) e foi o primeiro cabeça de chave a ser eliminado.

Número 14 da ATP, o espanhol David Ferrer aplicou tranquilo 3 x 0 no israelense Dudi Sela, parciais de 6/2 e duplo 6/1 em pouco mais de 1h15. Ferrer agora enfrentará o francês Nicolas Mahut (51), que venceu Brydan Klein, tenista da casa, também por 3 x 0 – 7/6 (0) e duplo 6/4.

Número 11 do mundo, o belga David Goffin eliminou outro britânico em sua estreia. Na partida contra Alexander Ward, o tenista aplicou um tranquilo 3 sets a 0 com parciais de 6/2, 6/3 e 6/2.

Outro jogo tranquilo foi o do búlgaro Grigor Dimitrov (37), que bateu Bjorn Fratangelo (112), dos EUA, em três sets corridos (6/3, 6/4 e 6/2). Quem pegará o búlgaro na próxima fase será o francês Giles Simon (20), que teve dificuldades em eliminar o 411º do mundo, Janko Tipsarevic, em jogo de mais de três horas e meia – parciais de 4/6, 6/4, 7/5 e 6/3.

Monfils é eliminado

Após abandonar a disputa de Roland Garros por uma infecção viral, o francês Gael Monfils (16º) retornou nesta segunda-feira (27) ao circuito da ATP. Em sua estreia em Wimbledon, o tenista não superou o compatriota Jeremy Chardy (34º) e foi eliminado.

Após uma batalha de cinco sets, Chardy levou a melhor por 6/7 (4), 6/0, 4/6, 6/1 e 6/2. Agora, Jeremy se prepara para enfrentar o norte-americano Steve Johnson (29º), que eliminou o tunisiano Malek Jaziri (60º) em sets diretos.

Rogerinho cai para Almagro na estreia

Em uma partida complicadíssima e muito boa, o brasileiro Rogério Dutra (89) caiu para o espanhol Nicolas Almagro (47) em cinco sets. Após mais de três horas de jogo e uma recuperação incrível de Rogerinho, Almagro venceu com parciais de 6/3, 7/6 (6), 5/7, 3/6 e 6/3.

Nos primeiros dois sets, o brasileiro não conseguiu encontrar seu melhor tênis. Na primeira parcial, Almagro quebrou dois saques de Rogerinho e conseguiu tranquila vitória, enquanto na segunda parcial o brasileiro chegou a ter o set point, mas deixou o adversário fechar no tiebreak em 8/6.

A partir do terceiro set, outro jogo aconteceu na quadra sete de Wimbledon. Muito seguro, Rogerinho não perdeu nenhum serviço e conseguiu a quebra decisiva em cima do rival no décimo segundo game, fechando a parcial em 7/5. A quarta etapa do jogo foi ainda melhor para o brasileiro, que venceu o oitavo game no saque do rival e fechou em 6/3.

Com mais pontos ganhos no primeiro serviço (76 a 74), Rogerinho pecou nos erros não forçados e viu a heroica vitória escapar no quinto set após conseguir uma quebra, mas perder dois serviços e cair por 6/3.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado