Menu
Torcida

Brasília receberá pela primeira vez Circuito Rei e Rainha do Mar

Arquivo Geral

03/05/2018 19h01

Vitor Silva/SSPress/Effect Sport

O Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar acontecerá pela primeira vez fora de água salgada. O Lago Paranoá de Brasília sediará a segunda etapa da competição, em 27 de maio, com expectativa de mobilizar 2 mil esportistas amadores de natação, corrida, stand-up paddle e canoa havaiana. O local exato das provas ainda não foi divulgado, mas as inscrições já estão abertas no site oficial do evento.

A embaixadora do circuito é a medalhista olímpica na maratona aquática Poliana Okimoto. Detentora do bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ela anunciou aposentadoria durante uma prova do Rei e Rainha do Mar, em dezembro do ano passado, e passou a competir como amadora em outras modalidades desde então. Em março, na primeira etapa da edição 2018, em Florianópolis, ela disputou a prova de Biathlon, que combina natação com corrida.

Sobre as diferenças que os competidores encontrarão ao se arriscarem no Paranoá, Poliana é precisa. “A principal diferença entre nadar no mar e no lago é a densidade da água. Na água doce, o atleta se sente mais pesado do que no mar, onde, por causa do sal da água, ele consegue flutuar mais. Cada lugar tem a sua peculiaridade e é preciso saber se adaptar”, explica.

Danilo Borges/Brasil 2016

Oferta de desafios

Conforme a assessoria do evento, os atletas inscritos poderão escolher entre as já tradicionais provas de maratona aquática, que contam com três diferentes distâncias: Sprint 1km, Classic 2km e Challenge 4km. “Aos que preferem correr, o trajeto de 5k do Lake Run é a pedida. E, para quem não dispensa nenhuma das duas modalidades esportivas, o Lake Biathlon desafia os participantes em uma prova combinada de 1km de natação no lago e mais 2,5km de corrida”, diz o texto de apresentação.

“Aos que querem estar na água, mas preferem substituir as braçadas pelos remos, também haverá provas de Stand-Up Paddle em duas distâncias: 4km e 8km. E ainda, para esta etapa, temos outra novidade: essa será a primeira vez que teremos canoa havaiana no nosso circuito. Serão duas modalidades: 6km para estreantes e 12k para atletas elite”, continuou a assessoria. Há ainda a opção para crianças de 8 a 13 anos, com provas kids de natação no lago e corrida.

A história

Em 2008, Luiz Lima completou a nado o Desafio do Leme ao Pontal, um percurso de 35 km que é considerado uma das maiores travessias já realizadas no Brasil. Na ocasião, o nadador recebeu o título de “Rei do Mar”. No ano seguinte, nasceu o evento homônimo.

Inicialmente, o circuito contava com apenas duas provas: a Travessia, voltada para atletas amadores, e o Desafio, para os profissionais. O evento ganhou força e visibilidade na comunidade mundial aquática e, em 2010, cruzou o oceano e fez sua primeira edição internacional em Portugal. Também neste ano, o Desafio Elite ganhou um dia exclusivo, com transmissão ao vivo na TV aberta, e o evento passou a receber as “rainhas” do mar, se tornando, então, o “Rei e Rainha do Mar”.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado