Além do jazz de B.B. King e da mistura de estilos do Cerrado Virtual, o samba também tem espaço hoje em Brasília. O carioca Martinho da Vila se apresenta às 22h, no salão social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e mostra que o estilo não tem idioma.
Pela primeira vez o cantor vai apresentar o repertório que mistura samba brasileiro com o francês, baseado no mais recente trabalho de Martinho, o disco Conexões, o 34º trabalho do cantor. Os sucessos Mulheres e Devagar, Devagarinho não ficarão de fora do show, tanto em português, como em francês, já que passaram a ser, respectivamente, Femmes e Lentement.
De acordo com o cantor, o show contém poucas músicas em francês. “É como no disco, fazemos uma viagem. Saímos do Brasil, passamos pelos ritmos da África e de Portugal, até chegar na França”, explica Martinho da Vila.
A idéia de fazer um disco com canções em francês surgiu da paixão de Martinho pelo país europeu, famoso pelos seus perfumes. “Depois dos países de língua portuguesa foi onde a minha música chegou primeiro. Eu quis facilitar o entendimento deles”, diz o cantor, que diz falar um pouco do idioma.
A expectativa para o show em Brasília é enorme, pois, de acordo com Martinho, o público age em função do palco. “É um show maduro. Tem momentos para ouvir, para ver, pois é muito bonito, uma iluminação ótima, e também momento para cantarolar junto comigo. E tudo termina numa grande festa”, anima-se o cantor, que diz ainda que vai dar tudo certo e melhor do que as outras vezes que esteve aqui.
O cantor nasceu Martinho José Ferreira nasceu, em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. A primeira profissão foi como auxiliar de químico industrial. Mais tarde, quando servia o Exército como sargento burocrata, cursou a Escola de Instrução Especializada, e tornou-se escrevente e contador. Mas abandonou as habilidades quando resolveu ser cantor profissional.
A primeira apresentação para o público foi em 1967, no III Festival da Record, o qual concorreu com a música Menina Moça. No ano seguinte, veio o sucesso com a quarta edição do festival, com a canção Casa de Bamba.
O primeiro disco, intitulado Martinho da Vila, foi lançado em 1969, que incluía as músicas O Pequeno Burguês, Quem é Do Mar Não Enjoa e Prá Que Dinheiro.
Martinho foi o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD Tá delícia, Tá gostoso, lançado em 1995.
Depois de Brasília, Martinho da Vila viaja pelo Brasil e depois vai se apresentar na França, Inglaterra e Portugal. Atualmente, também termina a produção do primeiro DVD, que tem previsão de ser lançado no final de maio e, assim como o show, é baseado no disco Conexões. Com o novo trabalho, Martinho quer levar a energia dos shows para dentro das casas dos admiradores do samba brasileiro, agora com um toque francês.
Serviço
Show de Martinho da Vila – Hoje, às 22h, no salão social da AABB (Setor de Clubes Norte). Ingressos a R$ 40 (inteira – pista) e R$ 70 (inteira – camarote). Ingressos a venda na