Menu
Política & Poder

Senador Casagrande diz que cumpriu com sua missão

Arquivo Geral

05/09/2007 0h00

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), clinic um dos relatores do processo que pediu a cassação do presidente do Senado, search Renan Calheiros, por falta de decoro parlamentar, no Conselho de Ética, afirmou que sua missão foi cumprida.

“Fizemos um trabalho com uma base técnica muito consistente. O nosso relatório, aprovado majoritariamente, é uma peça que o conselho está oferecendo ao plenário do Senado para que o plenário possa seguir o mesmo exemplo e manter o Senado conectado com a sociedade brasileira, que exige das instituições rigor na hora de aplicar as penalidades a quem dela está merecendo”, disse.

Casagrande não quis comentar possíveis resultados na votação no plenário do Senado, marcada para semana que vem, mas disse esperar que a cassação seja aprovada. “Eu tenho expectativa que o Senado queira, de fato, dar o exemplo”, afirmou.

O senador Almeida Lima (PMDB-SE), um dos integrantes da comissão de relatores da representação contra Renan, considerou injusta a decisão do Conselho de Ética. Ele apresentou voto em separado pedindo o arquivamento do processo, mas foi derrotado.

“Vejo como uma decisão injusta, que não reflete a verdade dos autos, a prova que foi produzida. Espero que o plenário tome a decisão acertada que é exatamente pelo arquivamento diante da falta de provas”, defendeu.

Almeida Lima afirmou que vai continuar trabalhando para obter votos em favor de Renan Calheiros na votação do plenário. “Não tenha a menor dúvida. Eu sempre vou trabalhar para manter a minha convicção, e a minha convicção é nesse sentido”, disse.

Segundo ele, a derrota de Renan Calheiros no Conselho de Ética não pode ser comparada à votação em plenário. “Nada tem a ver a reunião do Conselho de Ética, que é composto por 16 senadores, e o plenário, composto por 81”.

A representação contra Renan Calheiros, aprovada por 11 a 4 será, agora, transformada em Projeto de de Resolução e encaminhada ainda hoje à Comissão de Constituição e Justiça para análise da admissibilidade. A expectativa é que o processo seja votado em plenário do Senado na próxima quarta-feira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado