Menu
Política & Poder

Ibope: Rollemberg, Pedrosa e Rosso têm maiores chances de enfrentar Ibaneis no 2º turno

Arquivo Geral

06/10/2018 20h29

A última pesquisa de intenção de votos para o Governo de Brasília do Ibope coloca Ibaneis (MDB) no segundo turno, emparelha Eliana Pedrosa (PROS), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD) na busca pela outra vaga e escanteia Alberto Fraga (DEM). O resultado do levantamento foi divulgado na noite deste sábado (6), véspera do dia de votação.

Em votos válidos, que excluem do todo os brancos, nulos e indecisos, Ibaneis aparece com 43% das intenções, seguido por Pedrosa, com 14%, Rollemberg, com 12%, e Rosso, também com 12%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, então os últimos três estão tecnicamente empatados. Quem se descolou do pelotão e ficou para trás foi Fraga, que somou 7%.

General Paulo Chagas (PRP), com 4%, Fátima Sousa (PSOL), com 3%, Júlio Miragaya (PT), também com 3%, e Alexandre Guerra (Novo), com 2%, completam a lista. Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) não pontuaram. Nesta pesquisa do Ibope, brancos e nulos atingiram 6% e eleitores que não souberam ou não quiseram opinar, 3%.

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Nas simulações de segundo turno, Ibaneis vence todos os adversários com larga margem. Ele bate Fraga por 61% a 18%, Pedrosa por 58% a 22%, Rollemberg por 61% a 20% e Rosso por 56% a 25%. Em todos os cenários, os nulos e brancos se mantiveram em 17% ou 18% e o percentual de quem se absteve de opinar foi de 2% ou 3%.

Nas projeções sem o emedebista, Eliana Pedrosa vence em duas disputas, contra Fraga (36% a 30%) e Rollemberg (38% a 30%), mas perde contra Rogério Rosso (41% a 30%). O candidato do PSD, por sinal, tem bom desempenho nos levantamentos sobre segundo turno, perdendo para Ibaneis, mas vencendo, além de Pedrosa, Rollemberg (47% a 24%) e Fraga (44% a 24%). O atual Chefe do Executivo, portanto, não derrota ninguém.

Senado também embolado

Considerando apenas os votos válidos, a briga pelo Senado reservou surpresas. Mais bem cotado no início da campanha, o Ibope mostrou que a reeleição de Cristovam Buarque (PPS) está a perigo. Ele somou 15% de intenções de voto, atrás de Izalci (PSDB), com 17% e Leila do Vôlei (PSB), com 21%. A margem de erro também é de dois pontos então, para amenizar o resultado, Cristovam está tecnicamente empatado com o tucano e, portanto, com chances de beliscar uma vaga.

A situação parece de difícil reversão para Chico Leite (Rede), que somou 10%, Wasny de Roure (PT), com 9%, e Fadi Faraj (PRP), com 8%. Tecnicamente empatados, eles evoluíram pouco, segundo os últimos levantamentos, e precisam contar com os indecisos e infiéis para subirem de patamar.

Em seguida, aparecem os votos pulverizados para Fernando Marques (SD) e Paulo Roque (Novo), ambos com 3%. Amábile Pacios (PR), Brigadeiro Átila Maia (PRTB), Juiz Everardo (PMN), Marcelo Neves (PT) e Marivaldo (PSOL) estão todos com 2% de intenções. Chico Sant’anna (PSOL), Danilo Matoso (PCO), Hélio Queiroz (PP) e Robson (PSTU) encerram a relação com 1% cada.

Foto: Matheus Albanez/Jornal de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado