Menu
Política & Poder

Ferrovia Transcontinental será tema de debate em comissão do Senado Federal

Arquivo Geral

27/06/2016 16h52

Nesta quarta-feira (29), às 08h30, a Comissão de Serviços e Infraestrutura (CI) realiza uma audiência pública, em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Relações Exteriores (CRE), para debater o projeto da Ferrovia Transcontinental, que ligará o oceano Atlântico ao Pacífico, saindo do litoral do Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, e finalmente seguindo para o Peru.

O audacioso plano chinês quer consolidar sua presença econômica no continente e facilitar o acesso a matérias-primas, uma vez que a China é um dos maiores importadores de commodities do Brasil.

O Primeiro-Ministro do Conselho de Estado da República Popular da China, Li Keqiang, chegou a visitar o Brasil, no dia 18 de maio de 2015. Na ocasião, Keqiang se reuniu com o presidente do Senado, Renan Calheiros e a presidente Dilma Rousseff, que disse em entrevista coletiva que a construção da ferrovia seria estratégica para o Brasil. “um novo caminho para a Ásia se abrirá para o Brasil, reduzindo distâncias e custos”, afirmou Roussef.

Participarão do debate o Coordenador Ferroviário da Empresa de Planejamento e Logística, Anderson Lessa; o Presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Mario Rodrigues; o Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC), do Ministério do Planejamento, Haílton Madureira, o Secretário de Fomento para Ações de Transporte, do Ministério dos Transportes, Dino Antunes e o representante da China Railway Eryuan Engineering Group, Bi Qiang.

A audiência será transmitida ao vivo pelo Portal e-Cidadania, onde o público poderá participar enviando perguntas ou comentários, tanto pelo site como pelo Alô Senado, no telefone 0800 61 22 11. Clique aqui para acessar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado