Menu
Política & Poder

Bolsonaro se defende sobre aumento na conta de luz: “Se nada fizermos, poderemos ter apagões”

“As represas estão (com) níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões”, declarou o presidente

Redação Jornal de Brasília

01/12/2020 9h35

O presidente Jair Bolsonaro se defendeu de comentários sobre o aumento nacional na conta de energia. Bolsonaro afirmou que os reservatórios estão com “níveis baixíssimos” e que há “risco de apagão” se nada for feito.

Bolsonaro fez o comentário pelo Facebook, nesta terça (1), ao responder um internauta que foi irônico. “A conta de luz vai aumentar. Obrigado PR”, disse o usuário. O presidente, então, disse:

“As represas estão (com) níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio.”

O aumento foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na segunda (30), a agência aprovou a retomada do sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz.

O mecanismo havia sido suspenso em maio devido à pandemia do novo coronavírus, e a Aneel havia acionado a bandeira verde, sem cobrança de taxa extra, até o fim deste ano. A agência, no entanto, informou que as condições atuais não permitem mais manter a bandeira verde acionada. Por isso, a partir de terça-feira, as tarifas terão bandeira vermelha em seu segundo patamar, com uma taxa extra de R$ 6,243 a cada 100 kWh.

O diretor Efrain Pereira da Cruz mencionou “afluências críticas” nos principais reservatórios do País, no Sudeste e Centro-Oeste, além do Sul, e deterioração nos meses de outubro e novembro. Isso levou ao acionamento de termelétricas, o que pressionou o custo de geração de energia no País diante de uma “oferta adversa”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado