Menu
Política & Poder

Bolsonaro cai em fake news sobre DF reabrir comércio

“Vi uma notícia na imprensa que o Ibaneis vai abrir tudo segunda-feira, é isso?”, perguntou o presidente. Comércio não será reaberto

Redação Jornal de Brasília

27/03/2020 10h43

Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta turistas no Palácio da Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro caiu em uma notícia falsa nesta sexta-feira (27). A notícia dizia que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, determinou que todos os comércios sejam reabertos na próxima segunda-feira (30). A informação não procede.

“Vi uma notícia na imprensa que o Ibaneis vai abrir tudo segunda-feira, é isso? Olha a minha cara de tristeza aqui”, disse Bolsonaro, no Palácio da Alvorada. A tal notícia não foi publicada por nenhum veículo fidedigno e comunicação.

Sem causar alarde, Ibaneis esclareceu que trata-se de uma informação falsa. “Eu sigo por aqui firme cuidando do meu povo e contando com o apoio do governo federal”, disse, ao jornal O Globo.

Exames

Também na Alvorada, Bolsonaro falou sobre seus exames feitos para detectar se está infectado ou não pelo novo coronavírus. Negando-se a mostrar os resultados à imprensa, o presidente afirmou que sua palavra vale mais que “um pedaço de papel”.

“Eu estou bem, cara, tranquilo. E nunca tive problema não. Já pensou que prato feito para a imprensa se eu tivesse infectado? Não estou. É a minha palavra. A minha palavra vale mais do que um pedaço de papel”, acrescentou.

Bolsonaro realizou dois testes, nos dias 12 e 17 de março. Segundo ele, os dois testaram negativo para o covid-19. A Presidência da República não repassou os resultados à imprensa e à população. O Hospital das Forças Armadas (HFA), onde os exames foram feitos, passou à Secretaria de Saúde uma lista com 17 infectados, mas dois dos nomes estavam ocultos. O nome do presidente não consta entre os 15 explícitos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado