Menu
Política & Poder

Veja fotos e vídeos dos manifestantes no 7 de setembro

Mais cedo, apoiadores do presidente tentaram descer até a Praça dos Três Poderes e foram impedidos

Redação Jornal de Brasília

07/09/2021 9h23

Manifestações 7 de setembro

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Willian Matos e Vítor Mendonça
[email protected]

A manifestação prevista para esta terça-feira, 7 de setembro, em Brasília-DF, começou na noite anterior, com quebra do cerco da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e invasão da Esplanada dos Ministérios.

Nas redes sociais, circulam vídeos de manifestantes tanto na Esplanada quanto se dirigindo a ela nesta manhã. Veja alguns:

Gás lacrimogêneo

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro tentam chegar à Praça dos Três Poderes. Os manifestantes estão do lado do Itamaraty, em frente ao Congresso Nacional. Policiais cercam o local para impedir a descida. Em determinado momento, os militares fizeram uso de bombas de gás lacrimogêneo após alguém arremessar uma pedra.

As fotos abaixo mostram algumas pessoas tentando cobrir rosto e nariz para evitar o spray de pimenta:

Houve bate-boca entre os bolsonaristas e os PMs. Os manifestantes chegaram a xingar de “covardes” os policiais e gritar “Vamos invadir!”. Na noite de segunda (5), também houve ofensas. Em vídeos que circulam na internet, apoiadores de Bolsonaro gritam frases como: “A polícia não deu conta de segurar o povo, e nós vamos invadir o STF amanhã” e “Ibaneis [Rocha, governador do DF] não manda em p… nenhuma”.

Depois, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a região de helicóptero e depois andou em carro aberto e acenou para apoiadores. Chegou a gritar “Bora, p…”. Bolsonaro lembrou do juramento que fez nas Forças Armadas para dar a vida pela pátria. “O juramento continua em pé e tenho certeza que cada um de vocês tudo fará para que sua liberdade seja garantida”, disse.

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado