Menu
Política & Poder

Tebet: Censo permitirá planejar políticas públicas mais eficientes

Para Tebet, o Censo 2022 foi desafiador, levou mais tempo que o necessário e passou por um período conturbado

Redação Jornal de Brasília

28/06/2023 17h46

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, comentou, nesta quarta-feira (28), sobre o Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado mais cedo.

“Depois de 13 anos, estão atualizados os dados para saber qual é o Brasil que existe atualmente, com os números da população, informações sobre onde moram as pessoas e sobre o que o país quer para o futuro”, disse a ministra.

Para Tebet, o Censo 2022 foi desafiador, levou mais tempo que o necessário e passou por um período conturbado. Ao assumir a pasta, a ministra ainda relembrou que autorizou a liberação de mais R$ 380 milhões de crédito adicional, que permitiram a conclusão dos trabalhos, inclusive com a coleta de dados de mais de 12 milhões de pessoas.

Para a ministra, a credibilidade do censo vai permitir que a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público possam, com base nos dados oficiais, planejar o futuro.

“Este é o raio-x para o Brasil do presente, que é apresentado agora para todos os brasileiros. Este Brasil do presente vai ter agora uma carta náutica, uma bússola para que possamos fazer políticas públicas eficientes. Para que a iniciativa privada possa colocar investimentos no lugar certo para gerar emprego e renda, e nós, do poder público, possamos colocar o orçamento federal em políticas públicas, para que cheguem lá na ponta a quem realmente mais precisa”, disse Simone, em vídeo transmitido na cerimônia de lançamento dos Primeiros Resultados do Censo 2022, no Museu do Amanhã, região portuária do Rio de Janeiro.

As informações são da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado