Menu
Política & Poder

‘Se eu fosse um lobista, eu seria um péssimo lobista’, diz lobista Marconny à CPI

“Eu jamais fui capaz de transformar minhas relações sociais em contratos e resultados econômicos milionários”, afirmou

Redação Jornal de Brasília

15/09/2021 13h10

Foto: Pedro França/Agência Senado

Em seu depoimento à CPI da Covid, o lobista Marconny Albernaz de Faria negou que tenha atuado junto a instituições públicas para intermediar a venda de equipamentos. Marconny afirmou que nunca cometeu atos de corrupção e que apenas é proprietário de uma empresa de: “assessoramento técnico-político”. “Ao contrário do que dizem por aí, se eu fosse um lobista, eu seria um péssimo lobista. Porque eu jamais fui capaz de transformar minhas relações sociais em contratos e resultados econômicos milionários, conforme falsamente divulgado pela imprensa”, afirmou.

Senadores apontam que Marconny atuou em favor da empresa Precisa Medicamentos, na intermediação de venda de testes para detectar a Covid-19. Disse que sua atuação sempre esteve dentro da lei. “Não há nenhum tipo de contradição de eu na figura de agente privado promover tratativas privadas, análise de cenário político e eventualmente interlocuções institucionais com agentes públicos desde que não esteja configurado nenhum ato de corrupção ativa”, afirmou.

Marconny ainda afirmou que nunca obteve vantagens e que as informações divulgadas sobre seus bens não são verdadeiras. Disse que suas posses são condizentes com sua renda e que apenas possui um apartamento financiado em 30 anos e um veículo ano 2012.

MARCONNY DIZ QUE NÃO É FORAGIDO

O lobista Marconny Albernaz de Faria afirmou que não compareceu ao depoimento previamente marcado porque não foi formalmente intimado e que não é um foragido da comissão. Marconny deveria ter prestado depoimento há duas semanas. No entanto, não compareceu e a cúpula da CPI chegou a determinar a condução sob vara do depoente, que acabou não encontrado.

O lobista afirmou que, quando teve notícias de que era considerado foragido, se apresentou espontaneamente na Secretaria da Mesa da comissão. Questionado sobre o motivo de não ter comparecido, disse que teve um colapso nervoso. “Tive que me preparar muito fisicamente e psicologicamente para estar aqui, sobretudo por não ter feito nada de errado”, afirmou,

MARCONNY IRRITA CPI

O lobista Marconny Albernaz de Faria irritou os membros da CPI da Covid, ao não apontar quem seria o senador que ele mencionou em uma mensagem em posse da comissão. A mensagem, obtida em decorrência do compartilhamento de dados do Ministério Público Federal com a CPI, informou a um interlocutor que já estava em contato com um senador que ajudaria a “desatar o nó”, em uma tratativa referente à venda de testes para detectar Covid-19.

Inicialmente, Marconny afirmou que não lembrava quem era o parlamentar. Em seguida, disse que não conhecia nenhum senador. “Não tem nenhum senador sendo investigado. Agora o senhor não dizer o nome do senhor é complicado. O senhor está omitindo, está faltando com a verdade”, disse o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM).

Aziz disse que poderia consultar o Supremo Tribunal Federal sobre como poderia proceder, uma vez que Marconny detém um habeas corpus.

RELAÇÃO COM PRECISA MEDICAMENTOS

Em depoimento à CPI da Covid, o lobista Marconny Albernaz de Faria afirmou que foi consultado pela Precisa Medicamentos para atuar com assessoramento político junto ao Ministério da Saúde, mas negou que houve tratativas e que tenha recebido recursos da empresa.

O lobista é apontado como intermediário na negociação de testes para detectar a Covid-19. “No início da pandemia, fui sondado para assessorar politicamente e tecnicamente a Precisa em concorrência pública que já estava em andamento perante o Ministério da Saúde e que tinha como objetivo a aquisição de testes rápidos para detecção do covid-19. Como a concorrência já estava em andamento, não participei da análise do edital, habilitação ou apresentação de proposta da Precisa”, afirmou.

Marconny afirma que a compra dos testes foi cancelada pelo Ministério da Saúde, por conta da mudança de uma diretriz da pasta. “Não fui contactado para nenhum outro serviço relacionado à Precisa ou ao Ministério da Saúde e muito menos à vacina”, afirmou.

“O início da pandemia foi marcado por incertezas e mudanças quanto às políticas públicas mundiais no combate ao coronavírus, tanto que o Ministério da Saúde cancelou essa concorrência em andamento e decidiu pela utilização de outros meios de testagem da população. Tendo aí terminado toda e qualquer participação no assunto, ou seja, tudo isso não passou de uma conversa de WhatsApp que durou aproximadamente 30 dias”, disse, lendo uma mensagem previamente escrita.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado