Menu
Política & Poder

Sabatina de Aras no Senado é marcada para o dia 24 de agosto

O relator será o senador Eduardo Braga (MDB-AM). Se o nome de Aras for aprovado na CCJ, ele deve ser submetido ao plenário da Casa

Redação Jornal de Brasília

19/08/2021 14h05

Foto: Pedro França / Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou data para a sabatina do procurador-geral da República, Augusto Aras. A oitiva ocorrerá na próxima terça-feira, 24 de agosto, às 10h.

O relator será o senador Eduardo Braga (MDB-AM). Se o nome de Aras for aprovado na CCJ, o procurador deve ser submetido ao plenário da Casa, onde precisa de maioria simples de aprovação dos senadores (41 votos).

Aras nega omissão

Acusado de omissão diante das falas de Jair Bolsonaro, Aras se contrapõe ao chefe do Executivo e faz uma defesa pública do sistema brasileiro de votação pela primeira vez. Em entrevista à Folha nesta quarta-feira (18), Aras demonstrou incômodo ao ser indagado sobre sua atuação à frente da Procuradoria-Geral da República e refutou a tese de que tem sido omisso em relação a Bolsonaro.

 “Não houve em nenhum momento nenhuma omissão do procurador-geral da República”, afirma. Segundo Aras, a PGR nunca encontrou provas de fraude nas urnas e ainda atestou a legitimidade de todas as eleições. “O procurador-geral da República participou, na minha gestão em especial, de todos os atos pertinentes às eleições, legitimando as eleições”, disse.

Para rebater as afirmações de que não age em relação às ameaças golpistas e aos ataques de Bolsonaro à Justiça Eleitoral e a ministros do Supremo, ele afirmou que as críticas vêm de pessoas que não conhecem as leis e que ele só pode se manifestar juridicamente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado