Menu
Política & Poder

Renan diz que CPI só vai ser concluída após ouvir Queiroga

Ministro deveria ser convocado pela terceira vez na próxima semana, mas testou positivo para a covid e deve ficar em isolamento por cerca de 15 dias

Redação Jornal de Brasília

22/09/2021 9h28

Queiroga na CPI

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta quarta-feira (22) que os trabalhos da comissão só serão concluídos após depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Será a terceira vez que Queiroga recebe convocação.

Os senadores querem explicações sobre a orientação do Ministério da Saúde de suspender a vacinação em adolescentes sem comorbidades. A maioria dos estados e o Distrito Federal ignoraram a medida e seguem vacinando menores de 18 anos.

Queiroga seria chamado na próxima semana. No entanto, o ministro, que está nos Estados Unidos para a Assembleia-Geral da ONU, testou positivo para a covid-19 na terça (21). Ele ficará em quarentena no país norte-americano pelos próximos 15 dias, o que inviabiliza a presença na CPI na semana que vem.

Sendo assim, a CPI pode se estender até a segunda semana de outubro. O colegiado ouve hoje o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior. Senadores investigam se a empresa de planos de saúde ocultou mortes por covid-19i de pacientes em estudo realizado para testar hidroxicloroquina associada à azitromicina.

Lista de investigados

A relação de investigados pela CPI já chega a 31 pessoas. Há diversos membros e ex-membros do governo Bolsonaro, bem como empresários bolsonaristas e integrantes de empresas suspeitas de irregularidades.

O nome mais recente é o de Wagner Rosário, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Acusado de prevaricação, Rosário compareceu à CPI na terça (21) e, irritado, protagonizou discussões com os senadores. O estopim foi quando o ministro chamou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) de “descontrolada”. A sessão foi fechada após o bate-boca. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou requerimento para reconvocá-lo.

Veja a lista de investigados:

Relação de Investigados – 21-9-21 by Jornal de Brasília on Scribd

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado