Menu
Política & Poder

Quem tomou vacina da Janssen vai precisar de segunda dose, afirma Queiroga

Ministro declarou que será necessária proteção adicional. Secretária afirmou que intervalo entre uma e outra será de oito semanas

Willian Matos

16/11/2021 11h31

Foto: REUTERS / Shannon Stapleton

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) a aplicação de uma dose de reforço de vacina contra a covid-19 para a população maior de 18 anos. O ministro Marcelo Queiroga aproveitou para esclarecer questões relacionadas à Janssen.

A Janssen previa a aplicação de uma única dose para imunização completa. Contudo, Queiroga declarou que, “é necessária essa proteção adicional”. Sendo assim, quem recebeu a vacina deste imunizante terá que receber a segunda dose. “No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante”, explicou o ministro.

A secretária-extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, disse que o intervalo entre uma dose e outra da Janssen será de oito semanas, e que esta segunda dose começará a ser aplicada no Brasil a partir da próxima sexta-feira (19). Na semana passada, o Brasil recebeu um lote de 1 milhão de vacinas deste imunizante.

Somente depois da aplicação da segunda dose, os cidadãos que receberam vacina da Janssen poderão tomar a dose de reforço anunciada hoje. “A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço preferencialmente com uma vacina diferente”, explicou.

Em alguns estados e no Distrito Federal, a vacina da Janssen foi aplicada preferencialmente em profissionais da Educação, uma vez que havia pressão para o retorno ao ensino presencial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado