Menu
Política & Poder

Planalto avalia que briga por medidas provisórias não respingará no governo

O Palácio do Planalto avalia que o impasse sobre a tramitação das MPs é uma briga por espaço entre os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira

FolhaPress

23/03/2023 19h25

Palácio do Planalto na Praça dos Três Poderes em Brasília. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Juliana Braga

Brasília, DF

O Palácio do Planalto avalia que o impasse sobre a tramitação das MPs é uma briga por espaço entre os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que não envolve o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Integrantes da gestão federal viram sinalizações na entrevista dada por Lira ao jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (22). O presidente da Câmara destacou que o arcabouço fiscal, principal pauta do governo, pode ser aprovada em 15 dias, por exemplo.


O impasse, portanto, seria uma queda de braço entre os presidentes das duas Casas para estabelecer os espaços que cada um ocupará nesta gestão.


Interlocutores de Lira reforçam que a postura desde o início do ano tem sido colaborativa. Ele segurou pautas polêmicas, enquanto a articulação do Planalto consolida sua base e tem dado prioridade à reforma tributária.


O rito de tramitação das MPs gerou um embate entre os dois e tem travado os trabalhos no Congresso Nacional.


Pacheco defende a retomada do modelo anterior à pandemia, pelo qual as medidas eram avaliadas inicialmente por uma comissão mista, para depois ser apreciada por deputados e, na sequência, senadores.


Já Lira defende que a mudança estabelecida em função do coronavírus, que leva o debate direto para o plenário, deu agilidade ao processo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado