Menu
Política & Poder

Partido de Lira se opõe à CPI da Petrobras e trava assinaturas

Isso emperrou o apoio necessário à abertura da investigação na Câmara, o que representa um revés a aliados do Palácio do Planalto

FolhaPress

22/06/2022 21h31

Foto: Agência Brasil

Thiago Rezende e Danielle Brant
Brasília, DF

O PP, partido do ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), assumiu uma posição contrária à CPI (comissão parlamentar de inquérito) da Petrobras, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Isso emperrou o apoio necessário à abertura da investigação na Câmara, o que representa um revés a aliados do Palácio do Planalto, que esperavam conseguir o mínimo de assinaturas necessárias (171) para abrir a CPI ainda nesta quarta-feira (22).

Empatado com o PT como segunda maior bancada na Câmara, o PP tem 56 deputados. Até a publicação deste texto, a bancada tinha dado apenas uma assinatura à CPI, a do líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PR).

Na terça (21), aliados de Bolsonaro conseguiram 122 assinaturas. Nesta quarta, houve pouco avanço, com um balanço indicando 134 apoios à abertura da CPI.

Segundo governistas, o PP decidiu contrariar o pedido de Bolsonaro para pressionar o governo a assumir a liderança nas discussões de propostas para reduzir o preço dos combustíveis e também para destravar a ideia de flexibilizar a Lei das Estatais.

As críticas são direcionadas ao ministro Paulo Guedes (Economia), que tem tentado bloquear medidas como aumento de tributação para a Petrobras e a alteração nas regras para nomeações e trocas no comando de estatais -como defende Lira e outros integrantes do PP.

Lira é aliado de Bolsonaro e aceitou abrir a CPI caso o governo consiga reunir as 171 assinaturas. No entanto, aliados do presidente da Câmara dizem que ele não deve se empenhar para que o apoio mínimo seja atingido.

O líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), chegou a enviar na terça mensagem para os deputados da sigla para que eles não assinem o requerimento de abertura da investigação. Alguns parlamentares do partido reclamaram, pois não querem contrariar o pedido de Bolsonaro. A posição do partido não foi alterada nesta quarta.

O Republicanos, outro partido governista, não tem uma orientação formal sobre o apoio à CPI. A expectativa é de que bolsonaristas que migraram para a legenda assinem o requerimento para atender o pedido de Barros.

Outros partidos de peso na Câmara não devem tomar posição oficial sobre a CPI. “Assina quem quiser”, afirmou o líder da União Brasil na Casa, Elmar Nascimento (BA).

Há, portanto, um racha na base governista e a oposição segue se manifestando contra a instalação de uma CPI. O apoio à investigação tem se concentrado no grupo ideológico do presidente Bolsonaro e no partido dele.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) acredita que a CPI será instalada e que a investigação poderá ser ampliada para fatos ocorridos na gestão petista. “Vamos ter presença [na comissão]. Será [um colegiado] de centro-direita e direita”, disse ele sobre como manter o controle da apuração.

No entanto, diante da posição do PP, alguns líderes governistas passaram a avaliar que a CPI nem sequer sairá do papel. Para aliados do Palácio do Planalto, a investigação, no cenário atual, depende da mudança de postura de Guedes, que resiste a aceitar o pacote de medidas defendidas pela Câmara.

O plano de lançar um auxílio caminhoneiro e ampliar o Auxílio Gás, anunciado nesta terça, não é considerado suficiente pela cúpula da Câmara.

Líderes partidários querem insistir em alterações na Lei das Estatais -uma das primeiras aprovadas na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), em resposta a uma série de investigações que apontaram malfeitos e uso político das empresas em administrações anteriores.

O objetivo da lei foi fortalecer a governança das estatais e blindá-las contra ingerência política.

A flexibilização das normas para estatais tem apoio inclusive de partidos de oposição. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse nesta quarta que a lei “criminaliza a política”.

Está em curso uma articulação para que haja uma ampla maioria na Câmara para flexibilizar alguns pontos, como critérios para indicações de membros de conselhos e diretoria de empresas públicas.

Lira chegou a defender publicamente que o governo apoie mudanças na Lei das Estatais e que envie uma MP (medida provisória) sobre o assunto. Uma MP tem efeito imediato.

Além disso, a cúpula da Câmara quer que a proposta tenha origem do governo -a estratégia é evitar que Guedes trabalhe contra eventual projeto de origem parlamentar para flexibilizar as normas.

Lideranças do centrão ainda querem pressionar o governo a apresentar a proposta. Mas também não descartam iniciar a discussão de alteração na lei das estatais num projeto que já está na Câmara e, então, contaria com apoio de partidos de diferentes bandeiras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado