Menu
Política & Poder

OAB pede no STF suspensão de congelamento de verbas de universidades

Para a Ordem, os congelamentos ferem a autonomia universitária e causam “caos no sistema educacional”

Willian Matos

22/06/2019 16h30

Da redação
[email protected]

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão imediata dos congelamentos de verbas de universidades públicas anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Para a OAB, os congelamentos ferem a autonomia universitária e causaram um “caos no sistema educacional”.

No final de abril, Abraham afirmou que cortaria verba de universidades que, em suas palavras, estivessem promovendo “balbúrdia” em seus campi. Posteriormente, o governo anunciou que o congelamento seria linear e atingiria todas as universidades.

Estima-se que o congelamento seja de R$ 2 bilhões, referentes às despesas sobre as quais as universidades têm alguma margem de controle. Salários de professores e demais servidores não estão inclusos.

A Ordem moveu uma Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), um tipo de ação específica para casos em que se acredita que um determinado ato governamental feriu algum princípio tido como “fundamental”, a exemplo da autonomia universitária, garantida pela Constituição Federal. Na ação, a OAB fez um pedido de liminar (decisão temporária em caráter urgente) para a suspensão imediata dos congelamentos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado