Menu
Política & Poder

Lula leva à TV apoio do goleiro Bruno e de Guilherme de Pádua a Bolsonaro

A campanha do candidato à Presidência Lula levou ao horário eleitoral propaganda em que mostra o goleiro Bruno declarando apoio a Bolsonaro

FolhaPress

14/10/2022 11h53

Foto: Ricardo Stuckert

DANIELA ARCANJO E PAULO PASSOS
SÃO PAULO, SP

A campanha do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou ao horário eleitoral do rádio e da TV propaganda em que mostra o ator Guilherme de Pádua, o goleiro Bruno e outros condenados e acusados por crimes que declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Bolsonaro finge defender o cidadão de bem, mas só anda com gente do mal”, afirma o narrador da peça exibida na manhã desta sexta (14) no rádio e na televisão. “Assassinos, milicianos, criminosos. Cuidado, esse é o time Bolsonaro”, diz.

O vídeo mostra acusados ou condenados que, em algum momento, apoiaram Bolsonaro. Flordelis dos Santos de Souza, ré no caso do assassinato do marido, é uma das citadas. A deputada federal cassada aparece em uma foto com o atual presidente.

Guilherme de Pádua, condenado pela morte da atriz Daniela Perez, e o goleiro Bruno, condenado pelo assassinato de Eliza Samudio, mãe de seu filho, também são citados na propaganda. Ambos divulgaram apoio a Bolsonaro.

Também aparecem no vídeo os ex-vereadores do Rio de Janeiro Dr. Jairinho, acusado de torturar e matar o enteado de 4 anos, e Gabriel Monteiro, denunciado por abuso de menores de idade.

O conteúdo ligando os condenados e acusados ao presidente foi compartilhado por contas de redes sociais que não as oficiais da campanha nos últimos dias.

A estratégia de utilizar ataques antes viralizados na internet tem sido adotada por bolsonaristas e petistas na eleição de 2022.

Primeiro, os ataques foram publicados em sites não oficiais das campanhas e compartilhados nas redes sociais de simpatizantes. Dias depois de gerarem engajamento e picos de buscas no Google, os temas foram levados às propagandas oficiais.

Bolsonaro, por exemplo, levou à propaganda na televisão e no rádio peça que liga a imagem de Lula à de presos. Foram usados resultados parciais em penitenciárias.

“Sabe onde Lula teve mais votos no primeiro turno das eleições? Nas cadeias e nos presídios”, afirma a apresentadora na peça repetida três vezes durante a primeira semana do horário eleitoral no 2º turno.

A Constituição Federal prevê o direito ao voto para o preso sem sentença final. Somente a condenação criminal definitiva suspende os seus direitos políticos.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 220 locais de votação foram instalados em unidades prisionais, com mais de 12 mil votantes registrados em 2022. Nem todos eleitores, porém, são presos.
Mesários e funcionários de estabelecimentos penais também estão registrados para votar nesses locais.

Não há, então, como afirmar com precisão que candidato teve mais votos de detentos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado