Menu
Política & Poder

Hacker da “Vaza Jato” é preso pela PF

Delgatti foi colocado em liberdade em outubro de 2020, quando passou a cumprir pena em regime aberto

Redação Jornal de Brasília

28/06/2023 16h05

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu, nessa terça-feira (27), o hacker da “Vaza Jato” por determinação judicial. Ele havia sido preso em 2019, durante a Operação Spoofing, que desarticulou um grupo de hackers que acessaram no Telegram de autoridades.

As informações foram confirmadas pela PF à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews. Segundo a repórter, o hacker é Walter Delgatti Netto.

Delgatti foi colocado em liberdade em outubro de 2020, quando passou a cumprir pena em regime aberto. Ainda de acordo com as informações, ele foi preso novamente após descumprir medidas judiciais.

Vaza Jato

As mensagens vazadas em 2019 pelo hacker anularam diversas condenações da Lava Jato, o que fez com que fosse chamado de “Vaza Jato”.

Entre os diálogos, estava o do ex-juiz Sérgio Moro e o ex-procurador do Ministério Público Deltan Dallagnol para realizar prisões na Lava Jato. Hoje, Moro é senador e Dallagnol acaba de perder o cargo de deputado.

No mesmo ano, Delgatti admitiu que acessou os celulares das autoridades, mas que não alterou o conteúdo das mensagens ou pediu dinheiro por elas. Elas foram publicadas pelo site The Intercept Brasil.

Com isso, Moro teve 8 de 45 sentenças anuladas na operação, inclusive a do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos casos do sítio de Atibaia e do triplex no Guarujá.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado