Menu
Política & Poder

Governo insiste em regular desinformação e cria canal de denúncias

Com o novo canal, o governo insiste na regulação do que considera fake news, embora não exista, no ordenamento jurídico brasileiro, a definição do conceito de desinformação

Redação Jornal de Brasília

28/03/2023 9h24

De acordo com o Jornal Extra, o presidente não deixou de pedir sorvete, pudim e duas cachaças ouro para o seu almoço com a cúpula da Marinha nesta quinta (23), em Itaguaí, Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou uma plataforma de checagem de informações e combate à desinformação. A página, hospedada no site da Secretaria de Comunicação Social, tem como objetivo “ajudar a checar fatos” sobre o governo.

Anunciada neste domingo, 26, logo após Lula declarar, sem provas, que operação da Polícia Federal contra o PCC teria sido “armação” do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), a plataforma se tornou alvo de críticas nas redes. Com o novo canal, o governo insiste na regulação do que considera fake news, embora não exista, no ordenamento jurídico brasileiro, a definição do conceito de desinformação.

Levantamento do Monitor Genial/Quaest mostrou que a fala de Lula sobre Moro atingiu 93% de reação negativa no Twitter, de um total de 812 mil menções sobre o assunto.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado