Menu
Política & Poder

Governador do Tocantins afastado por suspeita de corrupção renuncia ao cargo

Renúncia foi protocolada na Assembleia Legislativa horas antes do segundo turno da votação no processo de impeachment

FolhaPress

11/03/2022 17h56

Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador afastado de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), renunciou nesta sexta-feira (11) ao cargo em carta protocolada horas antes da votação que definiria a abertura de processo de impeachment.

Carlesse alegou no comunicado entregue na Assembleia Legislativa que pretende se dedicar à sua defesa no âmbito judicial contra “as injustas e inverídicas acusações que lhe foram imputadas”. O governador em exercício, Wanderlei Barbosa (sem partido), assume o cargo em definitivo.

Carlesse estava afastado do governo do estado desde outubro por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Uma das suspeitas contra ele é de que havia desvios de parte do que o estado repassava a hospitais referente ao Plansaúde (plano de saúde dos servidores estaduais). Segundo as investigações, uma porcentagem do dinheiro era devolvido ao governador e aliados, como propina.

A Procuradoria-Geral da República afirmou, em manifestação enviada ao STJ, que o grupo de Carlesse recebeu R$ 9,5 milhões entre 2018 e 2021 e desse total ao menos R$ 7,8 milhões não tem explicação para a origem.

O ex-governador também é acusado de ter adquirido materiais de pesca por intermédio de auxiliares, supostamente utilizando dinheiro do Hospital de Urgência de Palmas.

Em sessão nesta quinta-feira (10), os deputados estaduais haviam aprovado por unanimidade a formação de um Tribunal Misto para julgar o governador afastado. Um segundo turno da votação estava previsto para a tarde desta sexta.

Duas horas antes do início da sessão, a defesa de Carlesse entregou a carta de renúncia.

A posse em definitivo de Wanderlei Barbosa (sem partido), foi marcada para as 19h desta sexta na Assembleia Legislativa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado