Menu
Política & Poder

Dino anuncia ato para celebrar a democracia no dia 8 de janeiro

“Todos têm o direito de trafegar à direita ou à esquerda na avenida, mas ninguém tem o direito de destruir a avenida”, disse o ministro

Redação Jornal de Brasília

21/12/2023 23h51

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

São Paulo, 21 – O ministro da Justiça e Segurança Pública e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, anunciou que vai fazer uma cerimônia para lembrar os ataques aos prédios das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e reforçar compromissos com a democracia.

O ato vai ocorrer no dia 8 de janeiro, às 15 horas, no Senado Federal. O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso estarão presentes no evento.

O anúncio foi feito durante a apresentação do balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dino afirmou ter enfrentado um dos maiores desafios profissionais de sua vida no dia dos ataques golpistas, em que permaneceu durante 12 horas em pé.

“Todos têm o direito de trafegar à direita ou à esquerda na avenida, mas ninguém tem o direito de destruir a avenida”, disse o ministro em uma metáfora em alusão à democracia e a posicionamentos políticos.

Dino também agradeceu sua equipe, especialmente às mulheres, dizendo saber que a administração federal ainda é um ambiente com pouca representatividade feminina. “É uma área muito masculina. Muito.”

Supremo

Em seguida, o ministro tratou de sua ida para o STF. “Não morrerei, só trocarei de lugar”, brincou Dino em clima de despedida. Era previsto que ele continuasse sendo o titular da Justiça até dia 8, como afirmou o presidente Lula. Mas o ministro comentou no anúncio do ato que permanecerá no cargo por mais alguns dias, segundo ele, até o “dia 10 ou 12 de janeiro”.

Lula havia confirmado a permanência dele à frente da Justiça até o ato de um ano dos ataques golpistas de 8 de janeiro. Dino assumirá como ministro do STF somente no dia 22 de fevereiro. Seu substituto na Justiça ainda não foi anunciado por Lula.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado