Menu
Política & Poder

Desenvolvimento urbanístico de Brasília é tema de debate na CLDF

Arquivo Geral

17/04/2019 11h12

Foto: Lucas Valença/Jornal de Brasília

Lucas Valença
[email protected]

O desenvolvimento e a delimitação do espaço urbanístico de Brasília foram temas tratados em audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quarta-feira (17). A situação do Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural, que tem intensificado o conflito entre representantes da oposição e o Buriti (que pretende retirar os moradores do local), também chegou a ser debatido. Parlamentares chegaram a cobrar uma melhor organização dos representantes do Executivo que foram à sessão.

Organizado pelo líder da minoria e presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), deputado Fábio Felix (Psol), o debate público contou com a presença de dezenas de moradores da Estrutural que estão com medo de serem despejados de suas casas por estarem em área de preservação ambiental. A capital, que possui um número de terras públicas superior às demais cidades do país, ainda conta com uma quantidade expressiva de pessoas morando na informalidade.

O deputado ressaltou que a intenção da audiência não foi de “demonizar o governo”, mas de buscar soluções concretas para a vida dos brasilienses. Ele, no entanto, criticou a forma que o GDF tem tratado os moradores da chácara de Santa Luzia. O distrital também lamentou que as famílias não tiveram um acompanhamento anterior à atuação da Agência de Fiscalização (Agefis), e nem um cadastramento dessas pessoas em políticas sociais. “A CDH acompanhou com muita preocupação os dois dias de remoção forçada dessas famílias, que só conheceram a face repressiva do Estado”, afirmou.

Foto: Lucas Valença/Jornal de Brasília

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus de Oliveira, reconheceu que é preciso diálogo para “construir soluções” sobre a questão habitacional do DF. Ele explicou que o GDF montou um comitê com 11 órgãos do Executivo para realizar as chamadas “derrubadas” de maneira mais integrada. “Esse é o momento de construirmos juntos, entendimentos, soluções. Não há nada nessa gestão que não seja o objetivo único de buscar um estilo de vida melhor à nossa população”, disse.

No entanto, Felix chegou a solicitar que a CLDF também possa ter espaço no Comitê Integrado do Território do DF para acompanhar de perto a atuação da atual gestão.

Além dos moradores da Estrutural, um ônibus do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) também chegou ao local levando dezenas de integrantes do movimento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado