Menu
Política & Poder

Deputados querem apuração de dossiês sobre servidores da Secretaria de Cultura de Bolsonaro

Secretaria estaria elaborando dossiês para descobrir se servidores são “militantes esquerdistas”

Redação Jornal de Brasília

26/04/2021 8h30

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados quer que a Procuradoria-Geral da República apure os dossiês criados por bolsonaristas da Secretaria Especial da Cultura sobre os próprios funcionários da pasta. O pedido foi protocolado na sexta-feira (23). A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

A movimentação do PSOL vem após a descoberta de que bolsonaristas e olavistas da Secretaria de Cultura têm feito dossiês de servidores para classificá-los como militantes esquerdistas.

Dois que aparecem na lista de alvos da tabela foram exonerados recentemente: o coronel Lamartine Barbosa, que era presidente da Funarte, e Ivone Santos, chefe da representação regional Sul/Sudeste da fundação. Barbosa é citado sendo acusado de esconder informações e proteger falhas e Ivone, de tentar transferir a Funarte para SP.

“Proibiu Coordenadores, servidores, colaborabores e diretoria de passar informações para auditoria e juridico. Em sua gestão há sérios problemas com editais que não estão sendo pagos, o que se espalha nas redes sociais. Soluções morosas. e não direcionamento de forma formal o que informar aos cobradores (sic)”, diz o texto sobre o coronel. As informações sobre o dossiê são da coluna Painel, também da Folha.

A Funarte e o Ministério do Turismo não responderam sobre os dossiês.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado