Menu
Política & Poder

CPMI de 8/1 tem mais convocados para depor

Com o acordo firmado pela mesa diretora, aliados do governo teriam direito a convocar seis pessoas, e os opositores, três

Camila Bairros

04/09/2023 7h38

Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de janeiro deverá ter seu relatório elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a relatora, até o dia 17 de outubro, ou seja, restam nove sessões pela frente. Assim, foram aprovadas mais 30 convocações de pessoas para depoimentos.

Com o acordo firmado pela mesa diretora, aliados do governo teriam direito a convocar seis pessoas, e os opositores, três.

Contrariando Arthur Maia, presidente da comissão, Eliziane pede um período um pouco maior para a CPMI, com a apresentação e relatório previstos para a primeira quinzena de novembro.

“Creio que estamos caminhando para um entendimento geral de que a data de outubro seria uma data razoável para que todas as oitivas e documentações sejam analisadas e possamos chegar a um relatório final”, disse Arthur Maia.

Entre os nomes já convocados e não inquiridos está o do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo de Jair Bolsonaro (PL); e do general Walter Braga Neto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil.

Mauro Cid já depôs, mas a comissão quer que ele seja reconvocado para falar sobre os novos desdobramentos nos casos das joias.

Nomes como o do general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa durante o governo de Jair Bolsonaro; de José Américo Gaia, comandante da Força Nacional de Segurança; e do ministro da Justiça, Flávio Dino – cuja convocação é vista como improvável por parte dos governistas também entraram em pauta.

Outra ideia da oposição é aprovar uma acareação entre o general Gonçalves Dias e o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto. Ele chefiava o comando durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

Grande parte dos convocados que ainda não foram ouvidos pela CPMI já deram depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado