Menu
Política & Poder

CPI suspende acareação entre Onyx Lorenzoni e Luis Miranda

Senadores avaliam que a sessão com o ministro e o deputado seria infrutífera às investigações, uma vez que ambas as versões já são conhecidas

Willian Matos

17/08/2021 7h54

Foto: Agência Brasil

A CPI da Pandemia decidiu suspender a acareação entre o ministro da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Onyx e Miranda andaram se desmentindo sobre o envolvimento do governo federal na negociação de compra da vacina contra a covid-19 Covaxin, e os senadores propuseram que os dois fossem colocados frente a frente para que as dívidas fossem sanadas.

A sessão estava prevista para esta quarta-feira (18), mas, desde o fim de semana, especulava-se a suspensão. Senadores reavaliaram a questão em reunião na noite de segunda (16) e definiram que a acareação traria poucos frutos às investigações porque as versões de ambos já são publicamente conhecidas.

O principal ponto de divergência entre o ministro e o deputado é sobre as notas fiscais internacionais (invoices) da negociação do governo brasileiro pela compra da vacina indiana. O deputado disse ter alertado o presidente Jair Bolsonaro, no dia 20 de março, sobre um esquema de corrupção envolvendo o contrato enviado pela Precisa Medicamentos, que intermediou a negociação, ao Ministério da Saúde.

Agora, nesta quarta (18), será ouvido o advogado da Precisa Medicamentos, Túlio Silveira. Antes, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques depõe hoje (17). Ele é acusado de elaborar relatório falso sobre as mortes por covid-19 no Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado