Menu
Política & Poder

Copa América no Brasil causa desconforto em deputados e defendida pelo Planalto

Presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, o deputado Felipe Carreras, se manifestou exigindo um posicionamento do ministro da Saúde quanto aos protocolos sanitários

Marcus Eduardo Pereira

31/05/2021 18h56

Com o anúncio da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) nesta segunda-feira (31), da realização da Copa América transferida para o Brasil, o presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, o deputado Felipe Carreras, se manifestou exigindo um posicionamento do ministro da Saúde quanto aos protocolos sanitários.

“Não há informações concretas das autoridades públicas brasileiras em relação a protocolos sanitários diante de uma competição internacional no meio de uma pandemia. O Brasil ainda tem milhares de pessoas morrendo diariamente e o sistema público de saúde está beirando o colapso. Nos estranha o anúncio ser feito de forma repentina, depois de países negarem tal competição para proteger o seu povo. Serão centenas de estrangeiros entrando país. Muitos deles estão ainda em vários continentes no mundo. Diante disso, é urgente um posicionamento oficial do ministro da Saúde, maior autoridade nacional da área”, comentou Carreras.

Devido à alta de casos de covid-19 na Argentina, a Conmebol conseguiu junto ao Governo Federal, sediar o campeonato em território brasileiro. Em comunicado oficial, a entidade agradeceu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por acolher e “abrir as portas do País” para o torneio, que ocorrerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho.

Mais cedo, o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que convocaria o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para prestar esclarecimentos sobre as medidas de segurança para a realização de partidas da Copa América no País. De acordo com o senador, “não temos a menor condição de sediar uma Copa neste momento de pandemia”.

Copa América ainda não confirmada

Ainda na noite desta segunda, o ministro-chefe da Casa Civil, Eduardo Ramos, anunciou que a decisão final acontece nesta terça-feira (1º). Segundo ele, o governo exigiu vacinação de todos os envolvidos nos jogos, incluindo atletas. A CBF ficará a cargo da organização da competição no país, além de uma final com a presença de público.

Ramos ainda avaliou como uma situação normal receber os jogos neste momento da pandemia, apesar de especialistas avaliarem uma possível terceira onda nos próximos meses. “O Campeonato Brasileiro começou neste fim de semana com 20 times. Os campeonatos estaduais terminaram no fim de semana passado. Não vejo o motivo para tantas posições contrárias a Copa América”, comentou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado