Menu
Política & Poder

Câmara derruba veto a eleições para administradores e pleito pode acontecer até março

Arquivo Geral

12/12/2018 18h53

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília/Cedoc

Eric Zambon
[email protected]

No que depender dos atuais deputados distritais, as 31 regiões administrativas do DF poderão eleger, de maneira direta, seus representantes. Na noite desta quarta-feira (12), os 14 parlamentares presentes no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) derrubaram o veto do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) para o projeto de Chico Vigilante (PT). Agora, um pleito precisa ser marcado em até 90 dias, conforme prevê o texto.

A ideia de eleições diretas para as administrações regionais foi uma das promessas de campanha de Rollemberg, mas nunca decolou. O projeto de Vigilante foi aprovado em plenário no ano passado, mas o veto do governador perdurava até então. O Executivo enviou uma matéria similar ao Legislativo, que nunca passou pelas comissões da Casa.

Um dos empecilhos a serem enfrentados pelo projeto do petista é a acusação do Executivo que a matéria é inconstitucional, pois a iniciativa deveria partir do Governo de Brasília. O governador eleito Ibaneis (MDB) também anunciou intenção de fazer as eleições, mas projetava esperar ao menos um ano para moldar a proposta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado