Menu
Política & Poder

Brasil está a um milímetro do colapso, diz Mandetta

Segundo Mandetta, quando o colapso chegar, vai atingir a todos, dentro e fora de hospitais, sem distinção

Redação Jornal de Brasília

23/03/2021 7h19

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta declarou que o Brasil está, neste momento, a um milímetro do colapso. Para Mandetta, o caos atual antecede essa situação.

Mandetta reforça que colapso é quando alguém, mesmo dentro do hospital, não consegue ser socorrido. Isso ocorre quando o paciente tem leito e médicos à disposição, mas não tem anestesia ou oxigênio, por exemplo.

O caos atual é quando os hospitais funcionam e as pessoas conseguem ser atendidas quando há vaga. Para Mandetta, o colapso vai atingir a todos, “dentro e fora de hospitais, sem distinção”.

A declaração foi dada à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Mandetta reforçou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que, na sua visão, funciona de modo regular. “Há o sistema ruim, como o de partes do Brasil em tempos normais. As pessoas têm acesso a ele, mas muitas vezes o atendimento precário.”

Mandetta foi o primeiro dos três ministros da Saúde que o governo Bolsonaro teve em apenas dois anos. Depois, veio Nelson Teich e Eduardo Pazuello. Este último está aguardando apenas trâmites finais para dar, de vez, espaço ao quarto membro, Marcelo Queiroga.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado