Menu
Política & Poder

Bolsonaro sanciona propostas sobre vacinas

Durante a cerimônia, Bolsonaro afirmou que o país é referência no mundo na vacinação e no apoio aos cidadãos com o auxílio emergencial

Redação Jornal de Brasília

10/03/2021 16h05

Foto: reprodução/Youtube

Nesta quarta-feira (10), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou dois projetos que tem o objetivo de ampliar a compra de vacinas conta a Covid-19 pelo governo federal e setor privado. O evento aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e o chefe do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM).

Durante a cerimônia, Bolsonaro afirmou que o país é referência no mundo na vacinação e no apoio aos cidadãos com o auxílio emergencial. “Somos e fomos incansáveis desde o primeiro momento na luta contra a pandemia. Desde o início de resgate de brasileiros em Wuhan, na China”, reforçou.

Bolsonaro sancionou duas propostas. A primeira permite a compra de vacinas pelo setor privado, desde que as doses sejam integralmente doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com a autoria de Pacheco, o projeto autoriza que União, estados e municípios assumam os riscos sobre eventuais efeitos colaterais provocados pelo imunizante.

Já a segunda proposta facilita a compra e registro de vacinas com a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  O texto permite a dispensa de licitação e traz regras flexíveis para a compra de insumos para imunização. Outro ponto importante do projeto é que estabelece 7 dias como prazo para a Anvisa aprovar ou não os imunizantes para uso emergencial.

Durante o evento, uma coisa chamou a atenção. Após semanas sem usar máscara, Bolsonaro e todos os presentes utilizaram o material de proteção individual durante toda a cerimônia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado