Menu
Política & Poder

Bolsonaro duvida de números da covid: “Tem certas doenças que não morrem mais ninguém”

Presidente pediu ao ministro da Saúde para que faça um levantamento sobre as causas das mortes ocorridas no país nos últimos cinco anos

Redação Jornal de Brasília

16/04/2021 13h30

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro insinuou nesta sexta-feira (16) que há erros nos números de casos e mortes por covid-19 no Brasil. Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que “sem certas doenças que não morrem mais ninguém”.

O chefe do Executivo citou que pediu ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um levantamento de quantas pessoas vieram a óbito. “Pedi em público ali, para que o ministro da Saúde, na próxima reunião nossa do conselho, apresentar, nos últimos cinco anos, quantas pessoas morreram de cada doença”, comentou o presidente.

Em seguida, Bolsonaro fez um paralelo com a dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. “Tem certas doenças que não morrem mais ninguém. O vírus matou o mosquito da dengue”. O presidente reconhece que o vírus “tá matando”, mas fala em “ter um número concreto”.

Bolsonaro também rebateu as críticas a respeito da postura em relação ao “tratamento precoce” contra a covid-19, que não tem eficácia científica comprovada. “Criminalizaram o tratamento precoce, o tratamento imediato. Estão processando ministro da Saúde nosso por causa da cloroquina, que é usada há muito tempo para a malária. Não existe excesso de produção aqui”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado