Menu
Política & Poder

Avaliação negativa de Bolsonaro bate novo recorde, aponta pesquisa

Simulação de um segundo turno com o ex-presidente Lula mostra que o presidente seria derrotado. Dados constam na pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça

Willian Matos

17/08/2021 13h29

Foto: Evaristo Sá/AFP

No mês de agosto, mais pessoas passaram a entender como ruim ou péssimo o governo Bolsonaro. O percentual de desaprovação da atual gestão era de 52% em julho e subiu para 54% no mês passado, representando um recorde desde 2019.

Ao mesmo tempo, caiu o percentual de cidadãos que aprovam o governo ou que consideram a gestão regular. Os que consideram bom ou ótimo caíram de 21% para 20%; os que entendem como regular foram de 25% para 23%.

Os dados constam na pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (17). Foram ouvidas 1 mil pessoas entre os dias 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Bolsonaro x Lula

A pesquisa mostra ainda que Bolsonaro tem caído também nas intenções de voto. Em contrapartida, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobe no ranking.

Lula aparece com 40% das intenções de voto — no mês passado eram 38%. Já Bolsonaro tem 24% das intenções, dois por cento a menos em relação a julho. Em um possível segundo turno, 51% das pessoas ouvidas votariam no ex-presidente; 32% escolheriam Jair Bolsonaro.

Atrás de Lula e Bolsonaro vêm Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta e Eduardo Leite (4%).

O petista tem subido nas últimas cinco entrevistas. Em março deste ano, quando o nome de Lula voltou a ser incluído nas pesquisas, o índice era de 25%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado