Menu
Política & Poder

Alesp vai condecorar Derrite e cita atuação por fim de ‘saidinhas’

A cerimônia estava marcada para esta quinta-feira (9), mas foi adiada devido às tragédias no Rio Grande do Sul

Redação Jornal de Brasília

09/05/2024 12h39

Guilherme Derrite Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

GUILHERME SETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Assembleia Legislativa de São Paulo vai entregar a Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior condecoração da Casa.

A cerimônia estava marcada para esta quinta-feira (9), mas foi adiada devido às tragédias no Rio Grande do Sul, disse o deputado estadual Capitão Telhada (PP-SP), que propôs a homenagem.

A bancada de deputados do PT elaborou nota em que diz enxergar com perplexidade a escolha e pede mais critérios “para nortear, sustentar e resgatar o significado da honraria instituída pelo maior parlamento da América Latina”.

O colar é entregue mediante indicação de um parlamentar, que precisa ser aprovada pela Mesa Diretora da Alesp, composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretários), eleitos em voto aberto por seus colegas.

Na justificativa para a escolha, Telhada menciona o histórico de Derrite na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros e também como deputado federal. Dessa última passagem, destaca a relatoria do projeto de lei pelo fim das ‘saidinhas’ de presos.

Em nota de repúdio, os parlamentares petistas citam as investigações a respeito do envolvimento de Derrite em 16 homicídios durante sua passagem pela Polícia Militar e o crescimento da letalidade policial em São Paulo em sua atuação como secretário de Segurança, que resultou em denúncia ao Tribunal Penal Internacional de Haia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado