Menu
Notícias

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional inicia a temporada 2023

Serão três concertos em fevereiro

Redação Jornal de Brasília

06/02/2023 16h12

Foto: Hugo Lira/Secec

No mês do Carnaval, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) abre os trabalhos da temporada 2023 com três concertos. As já tradicionais apresentações acontecem no Teatro Plínio Marcos, às terças-feiras, com exceção do dia 21, com justa pausa para a festa popular. Os amantes da música clássica poderão voltar a se encontrar com obras da transição do classicismo para o romantismo, nas composições de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e revisitar também o romantismo norueguês de Edvard Grieg (1843-1907).

“A temporada de 2023 será muito rica e cheia de novidades. Faremos um ciclo completo das sinfonias e concertos de Beethoven, iniciando em fevereiro com as sinfonias números 1, 2 e 3. Nos meses seguintes teremos solistas importantes, como o pianista Eduardo Monteiro e o violinista alemão Oscar Bohorquez, apresentando obras do compositor alemão”, adianta o regente da OSTNCS, Claudio Cohen.

O primeiro concerto do ano traz o Ciclo Beethoven 2023, com a Abertura Egmont Op. 84 e as Sinfonias nº 1 e nº 2. As composições do germânico, que é um dos mais renomados e reconhecidos do mundo, retornam aos palcos do Teatro Plínio Marcos no dia 28, agora com a Abertura Leonora III e a Sinfonia nº 3, sempre com a regência de Cohen.

A novidade da temporada será a série ‘Os Compositores’, na qual a sinfônica homenageará diversos compositores da música de concerto, possibilitando ao público um aprofundamento em linguagens musicais menos divulgadas. A série começa neste mês de fevereiro com Grieg e terá a pianista russa Anastasiya Evsina como solista do ‘Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor’, que será apresentado em 14/02. A série prevê ainda concertos dos compositores Claude Debussy, Jean Sibelius, Sergei Rachmaninov, Claudio Santoro e Carlos Gomes, entre outros.

Além disso, a partir de agora, toda sexta-feira um novo vídeo será publicado no canal do YouTube da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, revendo grandes momentos de apresentações anteriores do grupo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado